21/03/2023 - Meio Ambiente
Prefeitura e ABREE promovem drive thru para coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo
Ação acontece no dia 25 de março com o objetivo de assegurar a destinação ambientalmente correta dos produtos em fase final de vida útil

foto/divulgação: Divulgação/PMF

drive thru para coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, realiza no próximo sábado, 25 de março, das 10h às 17h, no ponto do Koxixo´s Bar, na Beira-mar Norte, ação de coleta de arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. 
 
"A iniciativa busca conscientizar e incentivar a população sobre o descarte sustentável e integra a programação de comemoração dos 350 anos da Capital. Florianópolis já é a cidade que mais recicla no país, resultado de ações pioneiras e do esforço permanente para melhoria na coleta e destinação dos resíduos", enfatiza o secretário municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.
 
Para participar da ação, os moradores devem separar todos os produtos
eletroeletrônicos e eletrodomésticos que desejam descartar, incluindo desde fones de ouvido até geladeiras. Na sequência, basta levar ao local de coleta.
 
A equipe da ABREE estará disponível no local para receber equipamentos e tirar dúvidas da população acerca da reciclagem dos resíduos.
 
“Ainda é muito comum encontrar consumidores que possuam dúvidas a respeito da reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Por isso, é tão importante a realização de ações como esta que faremos em Florianópolis, unindo forças com as outras atividades já realizadas na capital. Com isso, é possível fortalecer ainda mais a conscientização e criação de uma cultura de descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos, que visa evitar o aumento da poluição e contaminação de mares, vias e rios”, reforça Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE. 
 
Outras possibilidades para descarte
 
Via Prefeitura é possível realizar o descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos por meio de agendamento domiciliar. Para isso, basta entrar em contato pelo WhatsApp (48) 3271 6833 ou pelo e-mail volumosos.smma@pmf.sc.gov.br das 8h às 17h, de segunda a sexta, e agendar a coleta sem nenhum custo pelo serviço.
 
Já a ABREE, junto com seus parceiros, soma mais de 5 mil pontos de recebimento pelo Brasil, estando presente em quase 1,4 mil municípios.
 
No Estado de Santa Catarina, possui 193 pontos de recebimento, sendo 20 deles localizados em Florianópolis, possibilitando o descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em qualquer época do ano. No site da associação, é possível encontrar os pontos de
recebimento mais próximos, pelo link: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento.