06/02/2018 - Infraestrutura
Prefeitura já atuou em mais de 300 ruas após chuvas de janeiro
Ponte de Ratones será liberada para tráfego de veículos ainda nesta semana

foto/divulgação: Divulgação PMF

Ponte de Ratones será liberada para tráfego de veículos ainda nesta semana

A Prefeitura de Florianópolis está com diversas frentes de trabalho em todas as regiões após as fortes chuvas que prejudicaram a infraestrutura da cidade e atingiram milhares de pessoas em janeiro. Mais de dez empresas foram contratadas e cerca de 300 funcionários estão por toda a cidade para agir na recuperação. Mais de 300 ruas já passaram por alguma intervenção, como recolocação de lajotas, limpeza com hidrojatos, tapa-buraco, liberação de acessos e serviços de macrodrenagem, como limpeza de galerias e valas.

 

Os repasses de R$ 12 milhões da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e de R$ 3 milhões do governo do Estado estão sendo utilizados na reconstrução de ruas, como no Morro do Quilombo e na Mariquinha, na recuperação de encostas, na construção de oito pontes da cidade e de dez muros de contenção, como no Monte Verde, além de custos com maquinários. Na Ponte do Ratones foram feitas a recomposição dos aterros das cabeceiras, a montagem das vigas e as alas em concreto armado. A estrutura será liberada para o tráfego de veículos nesta semana, mas ainda faltará colocar asfalto e finalizar a obra nas próximas semanas. Já a ponte da Vargem Grande teve a base concretada e aguarda a montagem das galerias após o Carnaval.

 

O Prefeito Gean Loureiro afirma que tudo está sendo executado para dar maior segurança aos moradores e em tempo recorde pela Prefeitura. “Estamos em uma grande força-tarefa para recuperar a nossa Floripa. O nosso plano de trabalho prevê um cronograma de acordo com a maior urgência de cada região. A equipe da secretaria de infraestrutura, junto com nossos intendentes, está trabalhando na rápida resposta à população para que tudo volte à normalidade o mais rápido possível.”

 

Cerca de cem ruas ainda devem receber algum reparo das equipes. O prazo para a execução de todos os serviços é de 180 dias.