25/10/2019 - Meio Ambiente
Crianças confeccionam brinquedos ecológicos para doação na Semana Lixo Zero de Florianópolis

foto/divulgação: PMF

Brinquedos ecológicos para doação

A Prefeitura de Florianópolis propôs um mês das crianças sustentável para as Unidades Educativas da Rede Municipal de Ensino, dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs) e dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFVs). Durante outubro, os pequenos participaram do concurso Brincar é Reaproveitar com a missão de confeccionar brinquedos ecológicos para doar às instituições sociais cadastradas na Somar Floripa durante a Semana Lixo Zero Floripa (que vai até 27 de outubro). Uma comissão avaliou todos os inscritos, obedecendo os seguintes critérios: criatividade, sustentabilidade e engajamento. A iniciativa contou com apoio da Floram, Comcap, Escola do Mar, Secretaria da Cultura e Esporte, Secretaria da Educação e Secretaria da Assistência Social. 

 

O 1º colocado foi o Núcleo de Educação Infantil Municipal Anjo da Guarda, com o brinquedo “Anjo da Guarda” feito inteiramente de tampas de garrafas plásticas, que ganhou uma navegação com a Escola do Mar. Em 2º lugar ficou o Núcleo de Educação Infantil Municipal Ingleses I, com o “Macacobol”, um fliperama feito de caixa de papelão, folhas recicláveis e potes de iogurte, que ganhou uma visita ao Projeto Tamar. E em 3º lugar ficou a Escola Básica Luiz Cândido da Luz que fez uma família de bonecos com embalagens plásticas de diversos tipos (amaciante, tampinhas e potes de iogurte) e ganhou um passeio ao Parque Ecológico do Córrego Grande.

 

“Neste ano propusemos uma atividade diferente para o mês das crianças. Unimos sustentabilidade com solidariedade, promovendo o concurso Brincar é Reaproveitar. O resultado dos brinquedos foi maravilhoso. Iniciamos a Semana Lixo Zero com o resultado e expondo-os em nossa sede.”, afirma a presidente da rede solidária Somar Floripa, Cintia de Queiroz Loureiro.


galeria de imagens