23/09/2022 - Infraestrutura
Prefeitura inicia revitalização do passeio da Paulo Fontes

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Prefeitura de Florianópolis inicia revitalização do passeio público da Paulo Fontes

Trata-se de mais uma importante obra no centro histórico, já que o “calçadão” do canteiro central da avenida ladeia o Mercado Público e a Praça do Largo da Alfândega

 

A Prefeitura de Florianópolis iniciou a revitalização do passeio público do canteiro central da Avenida Paulo Fontes, no centro histórico da cidade. A obra no “calçadão” que ladeia o Mercado Público e a Praça do Largo da Alfândega, assim como o Terminal Integrado do Centro (TICEN) , começou com a demolição do piso de concreto, que encontrava-se bastante danificado, e será trocado por pavimentos variados. Os serviços serão conduzidos pela Secretaria de Infraestrutura. 

 

O passeio vai da altura da Rua Arcipreste Paiva até um pouco à frente do Camelódromo, sentido Beira-Mar Norte, com 490 metros de extensão e 1.408,35 metros quadrados de área total. E a ideia é alinhá-lo à Praça do Largo da Alfândega revitalizada há cerca de dois anos e meio, de modo que o principal trabalho será a substituição do piso.

 

Assim, o passeio terá pavimento de granito nas duas travessias de pedestres (em frente ao Camelódromo e entre o Mercado Público e a Praça do Largo da Alfândega), e deck com bancos para contemplação e descanso paralelo ao que existe nesta praça em direção ao espelho d’água. Além de pavimento de concreto nos demais trechos e piso podotátil direcional e de alerta, e guia contornando canteiros, em atenção às normas de acessibilidade.



Nova infraestrutura



As obras a serem feitas no passeio público do canteiro central da Avenida Paulo Fontes também abrangem a demolição de muretas e alvenarias; a revitalização dos meio-fios; a colocação de gradil novo em determinados locais; a remodelação do paisagismo, com o redimensionamento dos canteiros, plantio de grama (a que existe está desgastada) e de árvores de porte médio, e a instalação de lixeiras, floreiras e dois tótens com mapas táteis com orientações sobre pontos turísticos e históricos do entorno.



Os serviços serão executados pela empreiteira Pavicon Construções Ltda. pelo prazo de seis meses.


galeria de imagens