06/10/2022 - Infraestrutura
Iniciada a pavimentação de trecho da Avenida Henrique Fontes
Serviço integra o pacote de obras de duplicação e revitalização da Edu Vieira

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Iniciada a pavimentação de trecho da Avenida Henrique Fontes

 

A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta terça-feira (4) a pavimentação do trecho da Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, na Trindade, em que está sendo implantado novo retorno. O serviço integra o pacote de obras da Operação Asfaltaço de duplicação e revitalização da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal, já que a Henrique Fontes é contígua à ela. Já o trecho de 900 metros da Edu Vieira em obras ganha, no momento, terraplanagem. Os trabalhos são conduzidos pela Secretaria de Infraestrutura.

 

Na Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, as obras são realizadas na altura da Prefeitura da UFSC, sentido Trindade-Centro. Neste segmento, de 400 metros à frente da atual interseção da Dona Benta, na entrada da Rua João Pio Duarte Silva, no Córrego Grande, até esse cruzamento. Ali, já foram concluídos serviços de drenagem e terraplanagem* do novo retorno. Ele vai beneficiar os motoristas que deixam o Córrego Grande em direção ao Pantanal ou à Trindade com área maior de estocagem de veículos para evitar engarrafamentos. 

 

Além disso, no segmento da Henrique Fontes serão executadas, na sequência, as implantações da calçada, meio-fio e ciclovia bidirecional (nos dois sentidos). 

 

Segmento da Edu Vieira

 

 

As obras no segmento da Rua Deputado Antônio Edu Vieira ocorrem da interseção da Dona Benta até a rótula da Eletrosul, na esquina com a César Seara, na Carvoeira. 

 

Os serviços de drenagem previstos neste segmento estão bastante avançados, uma vez que toda a tubulação foi assentada - aí incluída a rede correspondente a uma galeria executada perto da rótula da Eletrosul - faltando apenas alguns serviços internos do sistema. Também já foi implantada a  infraestrutura para a rede de semáforos. Ainda serão implantadas ciclovia bidirecional no lado da UFSC (já tem trecho de 400 metros dela concretado), de calçada margeando essa estrutura cicloviária, de meio-fios e de cercas.

 

Cabe salientar que a Edu Vieira está com o primeiro trecho duplicado com pavimentação asfáltica em 600 metros. Bem como que, só depois da conclusão total da implantação deste novo trecho (que futuramente terá o sentido Córrego Grande - Pantanal) e do deslocamento provisório de trânsito para ela é que será dado início à revitalização da parte atual da via. Ou seja, já com o sistema de drenagem restaurado e a nova galeria pronta.



Via reaberta

 

Também esta semana foi reaberta a Rua Engenheiro Andrey Cristian Ferreira, que dá acesso à UFSC pelo Pantanal. A via encontrava-se parcialmente bloqueada desde o dia 15 de agosto por conta das obras de duplicação da Edu Vieira - mais especificamente, dos serviços de terraplanagem e de pavimentação. Por isso, três linhas do transporte coletivo que atendem a região que tiveram os trajetos alterados em determinados pontos já voltaram à normalidade. São elas: 137 - Volta ao Morro Pantanal Norte via TITRI, 138 - Volta ao Morro Pantanal Sul via TITRI e 185 – UFSC semidireto.

 


galeria de imagens