IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

23/02/2015 - Oportunidade
BOM comemora um mês superando expectativas
Nos primeiros 30 dias, balcão ultrapassa o número de dois mil cadastrados

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

BOM ultrapassa 2000 atendimentos em seu primeiro mês

Aberto há pouco mais de um mês, o Balcão de Oportunidades Municipal (BOM) está superando expectativas e atendendo mais de 300 pessoas por semana. O projeto - que nasceu após três edições do Feirão de Empregos, e baseado neste  - tem como objetivo facilitar o acesso à procura e oferta de oportunidades de capacitação e ingresso no mercado de trabalho.

“O objetivo principal do projeto é que a cidade de Florianópolis tenha um espaço onde o munícipe possa encontrar vagas de emprego de acordo com a sua especialização”, informa Luiz Volni, um dos coordenadores do projeto no IGEOF. “Começamos com uma média de 150 atendimentos por semana; agora, esse número dobrou. E quanto mais as pessoas sabem da existência do BOM, mais aumentam os cadastros, tanto do lado dos trabalhadores quanto dos empresários”, comemora Everson Mendes, Superintendente do IGEOF.

Até agora, 42 empresas dos ramos de serviços, hotelaria e gastronomia estão oferecendo mais de duas mil vagas de trabalho.

“O BOM não é uma agência de empregos, quem faz a seleção são as empresas. O que fazemos é a triagem dos perfis e encaminhamos para essas empresas, ou seja, unimos o trabalho ao trabalhador”, diz Mendes.

Instalado no Box 46 da Ala Norte do Mercado, o BOM atende aos cidadãos em busca de oportunidades, empregos e cursos de qualificação e capacitação. Ali, serão cadastrados currículos e haverá encaminhamento para cursos, seleção do perfil de acordo com solicitação das empresas, entrevistas de emprego e, por fim, encaminhamento para as empresas. “Estamos confiantes em que este projeto será um grande sucesso, devido a sua seriedade. Diminuiremos o índice de desemprego e teremos uma cidade cada vez mais humana”, completa Volni.

BOM Começo

As oportunidades oferecidas pelo BOM não são apenas para os adultos. Jovens entre 14 a 20 anos que buscam o primeiro emprego também são uma preocupação do IGEOF. Para atender a esse público, foi criado o BOM Começo, uma parceria do IGEOF com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

O termo de adesão, firmado no dia 14 de fevereiro, prevê o treinamento dos jovens cadastrados para ingressar no mercado de trabalho, em programas de jovens aprendizes e estágio.