IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

30/03/2015 - Social
Com mil atendimentos/mês, BOM já é referência
Projeto desenvolvido pelo IGEOF quer atender 12 mil pessoas até o fim do ano

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

BOM vai se consolidando como referência de trabalho em Florianópolis

Atendendo cerca de mil pessoas por mês, o Balcão de Oportunidades Municipal (BOM) pretende atingir a marca de 12 mil pessoas atendidas até o final do ano e, destas, garantir o ingresso de pelo menos duas mil no mercado de trabalho. Afinal, esta é a principal atribuição do BOM.

Após três edições do Feirão de Empregos realizados pelo IGEOF, foi detectada a necessidade de ter um espaço, em caráter permanente, que possibilitasse o encontro do trabalhador com a oferta de trabalho, da oferta e da procura de empregos. Assim nasceu o BOM.

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, por intermédio do IGEOF, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e empresas privadas, o BOM funciona com a seguinte equação: de um lado, as empresas privadas encaminham para o IGEOF, gratuitamente, suas vagas de trabalho; do outro, o trabalhador cadastra seu currículo no sistema, também de forma gratuita.


A equipe técnica do IGEOF seleciona os currículos compatíveis com a vaga oferecida e encaminha para as empresas, que fazem seu processo interno de seleção e contratação.

Foi o resultado dessa equação o que aconteceu com o vendedor Denilson Langh. Aos 46 anos, Denilson, que é estudante de psicologia, soube por um colega da faculdade sobre o BOM. “Em princípio achava que era balela, que meu currículo ia ficar rolando por aqui, mas meu amigo garantiu que era um projeto sério, então resolvi tentar”, confessou.


Duas semanas depois de enviar o currículo, foi chamado para entrevista em uma empresa que tem sede em Cascavel, Paraná. “Foi muito rápido. Passei por um processo de seleção, fui contratado e agora estou em treinamento. Começo a trabalhar na semana que vem”, comemorou.

Denilson foi uma das cerca de mil pessoas que o BOM atende por mês, na tentativa de diminuir o índice de desemprego na cidade de Florianópolis. “Nosso desejo, enquanto gestão, seria acabar completamente com o desemprego na cidade. Trabalhamos, no entanto, para  reduzir o máximo possível o índice de desemprego em Florianópolis”, disse a diretora Institucional do IGEOF, Maria de Fátima de Souza Neves.


O Balcão de Oportunidades Municipal funciona de segunda a sexta feira, das 9 às 18 horas, no Box 46 do Mercado Público de Florianópolis. Os cadastros, tanto de empresas quanto de trabalhadores, são feitos gratuitamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3251-6164 ou por e-mail bom.igeof@gmail.com.