IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

17/09/2015 - Oportunidade
Fenaostra tem início com seminário técnico
Comercialização, legalização dos pescados e demarcação de áreas foram os principais temas discutidos no evento

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Seminário transcorreu durante todo o dia

A Fenaostra começa bem antes da abertura dos portões do Centrosul, às 18 horas. Começou, de fato, às 9 horas, com a segunda etapa do Seminário Técnico, realizado pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio do IGEOF.

A primeira parte do seminário teve foco na capacitação e orientação de maricultores, pescadores e profissionais da aquicultura para comercialização e legalização dos pescados. A segunda, realizada no período da tarde, contou com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo.

Na mesa redonda que durou toda a parte da manhã a respeito da comercialização e legalização do pescado, participaram representantes do Ministério Público, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, CIDASC, Secretaria Municipal de Pesca, Secretaria Municipal de Saúde e IGEOF, este último através da presença de Tiago Bolan Frigo, diretor geral do Instituto e responsável pelo projeto DNA do Pescado.

 

“Nem sempre somos bem recebidos pelos estabelecimentos, mas é nosso dever fazer nosso trabalho da melhor forma possível”, disse Frigo, ao apresentar dados das ações do DNA do Pescado.

 

A segunda parte do Seminário foi voltada para a demarcação dos parques aquícolas, com destaque para a solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica para implantação de infraestrutura para demarcação das áreas aquícolas com as prefeituras de Florianópolis, Palhoça, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Biguaçu, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Itapema, Penha, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. 

 

“É impressionante como não conseguimos avançar em direção ao mar de forma organizada, adequada, então hoje é um momento histórico. Hoje é possível dizer que há fazendas marinhas organizadas, estruturadas e isso é importante não só para o maricultor e para o consumidor, mas também contribui para o Estado  crescer” afirma Colombo, que ressaltou ainda que Santa Catarina é responsável por 95% da produção de moluscos bivalves no Brasil e será o primeiro estado do País a ter toda a sua área de maricultura regularizada.

“O governo está comprometido com todos para que façamos esse acompanhamento na implantação, com os prazos, com os recursos, e nos colocamos disponíveis para que tudo isso se concretize da melhor e mais rápida forma possível”, frisou o governador.


LEIA MAIS: Produtores aprovam demarcação aquícola