IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

12/11/2015 - Oportunidade
Feirão de Empregos leva 10 mil ao centro da cidade
Evento prossegue nesta sexta-feira, das 9 às 17 horas, no mesmo lugar

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Estimativa é de que 20 mil pessoas compareçam ao evento

Antes mesmo da abertura do Feirão de Empregos, centenas de pessoas  se aglomeravam na estrutura montada pelo IGEOF em frente ao TICEN. “É a crise, está todo mundo precisando trabalhar”, disse uma senhora, na fila, enquanto preenchia ficha. Um dos objetivos da Prefeitura de Florianópolis, ao realizar a quarta edição do Feirão, é justamente minimizar os efeitos da crise econômica na cidade.


"Nesse momento de crise, é muito importante realizarmos eventos como este, que promovam a empregabilidade", afirmou o prefeito Cesar Souza Junior, que visitou os estandes na manhã desta quinta-feira (12).

 

Em sua quarta edição, o Feirão conta com trinta estandes de empresas que disponibilizam vagas para contratação imediata nas seguintes áreas: serviços, contact center, recursos humanos, comércio, hotelaria, supermercados, alimentação, farmácia e tecnologia, além de estágios, programas de jovem aprendiz e cursos gratuitos de capacitação.

 

Há dois anos procurando emprego com registro em carteira, a estudante Maria Luiza Armachusky soube do Feirão por sua mãe. “Minha mãe falou que tinha o Feirão aqui e vim, para tentar alguma coisa com carteira assinada”, disse.


Mesmo com pouca idade - 16 anos -  a moradora de São José diz já ter feito de tudo um pouco. “Eu já entreguei panfleto, vendi doce, trabalhei em quiosque de praia, ajudei a instalar ar condicionado, já fiz muita coisa” conta Maria Luiza, que pretende, ao terminar o terceiro ano, fazer os cursos de psicologia e depois medicina, na área de psiquiatria.

 

Já a enfermeira Carla Batista, foi ao Feirão para recomeçar. “Sei que é difícil alguém da minha idade começar em um outro trabalho, mas não me importo. Agora eu só quero largar a enfermagem”, afirma Carla. “É estressante, não dá mais para mim, não tenho mais saúde para isso”.


Seu interesse é encontrar um trabalho mais tranquilo. “Vim para tentar mudar mesmo. Posso fazer qualquer coisa, ser vigia, zeladora, fazer faxina. Para mim, estaria bom se conseguisse algo nessas áreas”, completa.

 

Nesta sexta-feira (13), os estandes voltam a abrir as 9 horas e a recomendação das empresas é que os candidatos tragam carteira de trabalho e documentos de identificação, como carteira de identidade e CPF, além do currículo, para facilitar o processo de cadastro. Os cadastros não aproveitados durante evento serão repassados ao Balcão de Oportunidades Municipal (BOM), inaugurado em janeiro deste ano.


Estima-se que em média 20 mil pessoas passem pelo local até o final do evento, que termina às 17 horas desta sexta.
 

 

Serviço:
Feirão de Empregos de Florianópolis
Data: 12 e 13 de Novembro de 2015
Horário: Das 09h às 17h
Local: Avenida Paulo Fontes, em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN)


galeria de imagens