IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

12/08/2016 - Oportunidade
Maricota: feira abre ao meio-dia na Paulo Fontes
Superado impasse entre artesãos e Prefeitura, evento pode estender-se ao domingo

foto/divulgação: Diego Teles

Barracas começam a ser montadas logo cedo

A Feira da Maricota abre ao meio-dia deste sábado (13) no canteiro da avenida Paulo Fontes, nas proximidades do Mercado Público e do Terminal de Integração do Centro (TICEN). Superado o impasse entre os artesãos e a Prefeitura, o evento deve permanecer por 90 dias nesse endereço – mantendo ainda as barracas de alimentos – até que eventuais alterações na lei urbana, que permitam efetivamente sua presença no local, sejam aprovadas pela Câmara.

 

A realização da feira vai ser possível após os artesãos terem aceito a proposta normativa apresentada na terça-feira (9) pela Prefeitura, estabelecendo alguns parâmetros para o evento. A proposta incluiu a liberação da comercialização de gastronomia e maior flexibilidade para a montagem das barracas. Também foi feita, como uma espécie de bônus, a oferta de liberação do mesmo espaço no domingo – além de um trecho adicional na rua Francisco Tolentino, ao lado do Camelódromo – para a realização da feira.

 

Da alternativa anterior, a diferença está na liberação das barracas de alimentos, ainda que restritas a determinados trechos. O canteiro da avenida foi dividido em três setores: 1, da praça da Alfândega ao início do Mercado; 2, da frente do Mercado até o final do Terminal de Integração do Centro (Ticen); 3, a partir do Ticen, em direção às pontes. A gastronomia só pode ocupar as áreas 1 e 3.

 

As barracas de artesanato podem ocupar os três setores, desde que, em razão da acessibilidade, respeitem fila única nas áreas 1 e 2 e não sejam montadas nos locais de passagem de pedestres, delimitados pelas faixas de segurança. No setor 3, as barracas podem ser montadas em fila dupla.

 

A Feira da Maricota poderá começar apenas a partir do meio-dia, mas a montagem da estrutura das barracas deve começar às 6h30. Todas já estarão erguidas quando os artesãos chegarem, entre 10h30 e 12 horas, para entrar com as mercadorias.