IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

06/06/2019 - Oportunidade
Prefeitura de Florianópolis reinaugura box de economia solidária no Mercado Público

foto/divulgação: Chaiana Muller/PMF

Prefeitura de Florianópolis reinaugura box de economia solidária no Mercado Público

Bolsas, bonecas, almofadas, fuxico, acessórios e objetos de decoração são alguns dos itens que o público pode adquirir no Empório da Economia Solidária no box 46 do Mercado Público. O espaço recebeu melhorias e foi reaberto ao público na manhã desta quinta-feira, 6. A iniciativa é resultado de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Florianópolis, por meio do Instituto de Geração de Oportunidades (Igeof) e Fórum Regional da Economia Solidária.

 

“O espaço está novinho e pronto para receber o público. Além de ser um espaço que auxilia na geração de renda dos associados, possibilita troca cultural e integração”, afirma o superintendente do Igeof, Yan Santos.

 

Oito empreendimentos comercializarão artesanato no estabelecimento. Todos os itens à venda são feitos à mão, a partir da reutilização de sobras de diversos materiais, como vidro e tecido, fomentando dessa forma, a sustentabilidade. “As peças de vidro são feitas a partir de restos de vidraças. As sobras são doadas por empresas e clientes,” complementa a coordenadora do Fórum Regional da Economia Solidária Rosângela Giutimi, que também é  responsável pelo empreendimento Vidro com Vida. “Estamos muito felizes com essa conquista,” finaliza.

 

Economia solidária é uma nova prática da Economia onde o objetivo da atividade econômica vai além da geração de emprego e renda, contemplando também aspectos sociais como: desenvolvimento sustentável, inclusão, fortalecimento da cultura, cooperação e autogestão. Dados da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho apontam que existem cerca de 20 mil empreendimentos de economia solidária no Brasil.

 


galeria de imagens