IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

30/05/2014 - Oportunidade
Terminal Cidade de Florianópolis terá peixes na segunda
Peixarias do Mercado Público não fecharão durante a reforma do Mercado Público

foto/divulgação: Anna Carolina Vieira

A estrutura na plataforma do terminal estava sendo finalizada na sexta-feira

Pela primeira vez em mais de oitenta anos, a ala Sul do Mercado Público de Florianópolis irá fechar as portas, como já aconteceu com a ala Norte. Com entrega prevista ara o final deste ano, a a ala onde se concentram as peixarias do Mercado entra em processo de restauro.

Nem por isso, entretanto, a população vai ficar sem o seu peixinho. Quem se acostumou a ir ao Mercado para comprar frutos do mar, prato comum nas mesas dos florianopolitanos, não vai ficar sem o carro- chefe das refeições. Tampouco as duzentas famílias de pescadores ficarão sem seu sustento, especialmente agora, época da tainha.


A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio do IGEOF, está realocando as peixarias do Mercado Público para o Terminal Cidade de Florianópolis, onde permanecem até o fim das obras. Para deixar tudo pronto para a entrega da Feira de Pescados na segunda-feira (2), a equipe do IGEOF estava comprometida, na sexta-feira (30), com a montagem da estrutura, da transferência das peixarias e das instalações elétricas e hidráulicas.

Revitalização da Rua Antônio Luz

A estrutura montada na Rua Antônio Luz provocou curiosidade e receio nos comerciantes locais. Embora admitam que o movimento - que decaiu desde a transferência dos ônibus para o Terminal Integrado do Centro – vá aumentar, as principais dúvidas são a questão da limpeza e da segurança.


Everson Mendes, superintendente do IGEOF, afirma que não há motivo para preocupação. “A coleta seletiva será feita normalmente naquela área e além disso haverá um caminhão que fará a limpeza do chão, conforme a necessidade, para evitar a presença de animais e o mau cheiro. Quanto à segurança, a Guarda Municipal estará constantemente ali, bem como serviço de segurança particular, contratada pelos comerciantes, para vigiar aquela área” .