IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

08/10/2014 - Oportunidade
Seminário discute os rumos da maricultura
Em debate, a regularização da atividade em áreas aquícolas marinhas

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Seminário faz parte da abertura da Fenaostra

Maricultores e estudantes de aquicultura de todo o Estado reuniram-se nesta quarta-feira (8) no CentroSul para discutir os rumos da maricultura em Santa Catarina. Eles participaram do seminário promovido pelo IGEOF, em parceria com a EPAGRI, que abriu a  15ª edição da Fenaostra e é a etapa final deste longo trabalho que mobilizou maricultores e instituições envolvidas na questão da maricultura.

Na solenidade de abertura do evento, o prefeito Cesar Souza Junior foi representado pelo superintendente do IGEOF, Everson Mendes, que compôs a mesa juntamente com representantes dos maricultores, da Secretaria da Agricultura e da Pesca, do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Capitania dos Portos e da EPAGRI.

A primeira palestra do dia teve como tema a Indicação Geográfica – Metodologia de Implantação da IG junto a Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé,  proferida por James Arruda Salomé, do Sebrae.

O doutor em Aquicultura pela University of Tasmania (Australia), Felipe Matarazzo Suplicy, abriu o ciclo de palestras com o Histórico do Processo de Regularização da Maricultura em Santa Catarina. “Nunca estivemos tão perto de atingir nossa meta. Estão sendo feitas diversas atividades estratégicas de apoio à ocupação das áreas aquícolas, e isso não existe em nenhum outro lugar do Brasil”.

Ele falou também a respeito dos entraves para a regularização das áreas, como licitação de serviço para instalação das boias, liberação de recursos e licitação de áreas remanescentes, que precisam da licença ambiental e do patrimônio da União. Suplicy também proferiu a última palestra do dia, a respeito de Ações Estratégicas em Execução para Auxiliar o Processo de Ordenamento.

As Diretrizes para Ocupação e Uso das Áreas Aquícolas Marinhas foram abordadas na palestra do pesquisador da EPAGRI André Tortato Neves. Em sua explanação, Neves ressaltou a importância da demarcação das áreas. “74%  das áreas em SC estão com cessão de uso para a maricultura, dentro de parques aquícolas detentores de licenças ambientais, e o que falta é o maricultor ter seu registro. A cessão de uso autoriza a exploração da área e diz qual é exatamente a área a ser ocupada”, afirmou. “As boias serão cedidas, sem custo para o maricultor, mas quem não sinalizar as áreas estará cometendo crime ambiental”, completou.

O tema das Condicionantes do Licenciamento Ambiental de Áreas Aquícolas Marinhas foi o tema da palestra proferida pelo representante da FATMA, David Vieira da Rosa Fernandes.

O Seminário Estadual finalizou com um ciclo de perguntas e respostas feitas aos palestrantes. 

 

Mulheres na Maricultura

 

Talvez fosse mais confortável para Tatiana da Gama Cunha e Rita de Cássia Rodrigues se elas simplesmente tocassem seus comércios no Ribeirão da Ilha. Tatiana é dona de uma loja de artigos para maricultura e Rita de Cássia tem um restaurante, na beira da praia, onde vende, entre outros pratos, as ostras e vieiras que produz.

Em um universo quase completamente masculino, as duas são extremamente atuantes e têm como objetivo comum melhorar e desenvolver as condições da maricultura em Florianópolis.

Há alguns meses, Tatiana, que é filha e esposa de maricultor, acompanha a equipe do IGEOF pelas áreas de produção, de norte a sul de Florianópolis, para conversar com os maricultores a respeito de cursos de capacitação que serão realizados pelo IGEOF, incluindo o seminário que aconteceu na abertura da Fenaostra. Incansável, Tatiana tem batalhado pela realização de cursos que aumentem o conhecimento e capacitem o maricultor.

Quinze dos 54 anos de idade de Rita de Cássia foram inteiramente dedicados à maricultura. Formada em Farmácia, desistiu da atividade e foi cultivar ostras e vieiras no Ribeirão da Ilha, tendo feito diversos cursos – inclusive no Liceu do Mar na França – e criando uma associação de mulheres aquiculturas e ambientalistas. “Minhas vieiras estão lindas”, disse, orgulhosa.

A alegria com que fala de suas vieiras dá lugar à preocupação com a certeza de que algo deve ser feito para a regularização das áreas de maricultura em Florianópolis. “Eu creio que hoje deve ser um dos mais importantes dos últimos anos. Viemos cobrar a questão da sinalização, quem tem área onerosa e não pode ocupar.  Viemos aqui para ver o que vai ser feito”, disse.

Juntas, Tatiana e Rita, juntamente com outros produtores, pretendem unir forças e organizar uma comissão que busque unir os maricultores de Florianópolis. “Até por que mulher fala tanto que vai ter uma hora que alguém vai ter que ouvir”, finalizou Rita.


galeria de imagens