IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

10/12/2014 - Oportunidade
Pronatec forma quatro mil alunos em Florianópolis
Centrosul foi palco da solenidade que terminou com grande festa

foto/divulgação: Mauro Vaz

Priscila Batista, uma das formandas, com a filha Helena durante a solenidade

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio do IGEOF, realizou na noite desta terça feira, mais uma formatura dos cursos do PRONATEC de 2014. A solenidade, conduzida pela jornalista Laine Valgas , aconteceu no CentroSul e  certificou 4.238 alunos que concluíram os mais de 200 cursos de capacitação profissional realizados na cidade.

Durante a cerimônia, houve e entrega simbólica de diplomas. Um dos formandos, Edésio Meira, ex morador de rua, recebeu o diploma de eletricista predial das mãos do prefeito Cesar Souza Junior.

Além do prefeito, estiveram presentes à cerimônia o superintendente do IGEOF, Everson Mendes, a secretária de Turismo Maria Cláudia Evangelista, o secretário de Ciência e Tecnologia Ronaldo Freire, o secretário de Assistência Social Marcos Rosa e o representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Luis Müller.

Em breve discurso, o prefeito Cesar Souza Junior parabenizou os presentes:“Meus cumprimentos aos formandos pelo esforço e dedicação e principalmente para as famílias, maridos, esposas, namorados, pais, mães de cada um de vocês, que os apoiam, ajudam. Sem esse apoio, sem essa dedicação, ninguém chegaria a lugar nenhum”, lembrou.

A comemoração terminou em grande estilo, com a bateria da Escola de Samba Protegidos da Princesa e a apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira da mesma escola, Isadora Lima e Lincoln Carmindo.

Duas histórias de vida


Sentadas a poucos metros de distância uma da outra, as donas de casa Maria da Graça da Silva e Priscila Batista. Duas gerações diferentes, duas mulheres, duas histórias de vida. Em comum, a camiseta verde do SENAI e a grande vontade de dar uma vida melhor aos filhos.

Aos 50 anos de idade, Maria da Graça matriculou-se no curso de panificação para incentivar o filho Gabriel, de 30 anos, que sofria de depressão. “Os três meses de aula foram ótimos, aprendemos muita coisa e aperfeiçoamos o que já sabíamos. Nosso objetivo agora é abrir uma pizzaria tele-entrega e usar tudo o que aprendemos”. Maria da Graça - que se formou com o filho - não pretende parar por aí. “Também quero fazer um curso de confeiteiro”, anima-se.

A pequena Helena é a grande motivação de Priscila, que há alguns anos, mudou-se para Alicante, na Espanha, em busca do sonho de uma vida melhor em um novo país. A realidade do sonho mostrou-se uma ilusão. Com a crise que se abateu sob os países da Europa, Priscila e o marido ficaram desempregados e resolveram retornar ao Brasil. Ao voltar, ficou grávida e teve a filha, Helena, que hoje tem 1 ano e 4 meses.

“Se não fosse minha mãe para ajudar, ia ser mais complicado. Ela cuida pra eu poder ir para o curso, é corrido porque, além de ela ser pequena, eu tenho de cuidar de casa, de marido. É corrido, mas eu sei que é para um bem maior”.

Além do curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção que fez pelo Pronatec, Priscila faz outros dois cursos: curso técnico de redes, também no SENAI, e inglês no IFSC. “Já que não dá para trabalhar porque minha filha ainda é muito pequena, o jeito é fazer cursos e me aperfeiçoar, para, mais para a frente, conseguir um emprego nessa área”, diz Priscila, sob olhar atento da filha.  “É tudo pensando nela, tudo o que a gente faz é para ela”, conclui.

Pronatec


O Pronatec foi criado em 2011 pelo Governo Federal, com o objetivo de aumentar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, buscando aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos gratuitos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional nas áreas de alimentação, indústria, comércio, turismo e tecnologia.

O IGEOF é há dois anos o órgão da estrutura municipal responsável pela mobilização da população e articulação com as unidades ofertantes, pactuando cursos, buscando recursos e espaços físicos para a realização das aulas. 

 


galeria de imagens