IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

23/03/2015 - Oportunidade
Edital de intercâmbio para maricultores é publicado
Projeto prevê o envio de 12 maricultores para a França até 2016

foto/divulgação: Anna Carolina Vieira

Edital de Chamamento de Intercâmbio para maricultores de Florianópolis

Foi assinado na manhã desta segunda-feira (23) pelo prefeito Cesar Souza Junior e pelo cônsul da França em Florianópolis, Jean Victor Martin, o convênio entre a Prefeitura e o Liceu do Mar, que prevê o intercâmbio envolvendo 12 maricultores, que viajarão de Florianopolis à França até 2016.


O convênio, assinado com o Liceu do Mar e do Litoral, de Bourcefranc-le-Chapus, prevê a execução em conjunto de uma série de projetos de natureza científica e de formação técnica ligados ao desenvolvimento sustentável, à aquicultura, à maricultura e à pesca.

Até 2016, serão realizados intercâmbios em quatro etapas, quando estudantes franceses virão à cidade e 12 maricultores de Florianópolis terão a oportunidade de ir à França e aprender novas técnicas e formas de trabalho.


“Lá o trabalho é bastante mecanizado, pois a mão de obra custa caro. Já é um ponto importante de diferença com a nossa realidade. Aqui, é um trabalho manual e mais pesado, o que obriga o maricultor a cultivar perto da praia. Já na França, cada maricultor tem seu barco, equipado para trabalhar a bordo e levá-lo até o cultivo que pode ser longe da cabana”, afirma a consultora em cooperação internacional, Jeanine Périé.

Na primeira fase, serão selecionados maricultores que vivem da atividade, comprovem a atuação e tenham registro de produtores. Tendo todos os pré-requisitos sido preenchidos, haverá um sorteio que definirá os 12 contemplados.

O edital já foi publicado no site da Prefeitura de Florianópolis e está disponível NESTE LINK. O prazo para apresentação dos documentos exigidos neste edital para processo de avaliação, seleção e sorteio dos proponentes termina às 18 horas do dia 13 de abril de 2015.


Mais informações no Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), à rua Deodoro, 209, 4º andar, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, ou pelo telefone 3251-6164