IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

03/06/2015 - Oportunidade
Maricultores falam sobre estágio na França
Relatório do estágio será apresentado para o Prefeito ainda em junho

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Maricultores relatam experiência na França

“É uma oportunidade única”, respondeu Nei Leonardo Nolli, um dos maricultores que participaram do intercâmbio na França, ao ser questionado sobre o que achou do período em que ele, Ruy Avila Wolf e Klaus Nelson Ferreira estiveram em Bourcefranc-le-chapus.


De volta a Florianópolis desde o final de maio, os três trouxeram na mala toda a experiência adquirida ao trabalhar em uma das maiores produções de ostras do mundo, como Bourcefranc-le-chapus, que chega a produzir 140 mil toneladas do molusco por ano, frente às quatro mil produzidas em Florianópolis.


“Mesmo que eu tivesse como pagar, eu não conseguiria ter aprendido tudo o que aprendi, ter feito os contatos que pudemos fazer, se não fosse por esse convênio com o Liceu do Mar, que abriu todas as portas para nós”, disse Nolli.


Cada um trabalhou em uma produção diferente, cada uma com uma forma específica de criação de ostras e mariscos, geralmente das 8 da manhã às 3 da tarde.  “Eu passava a manhã recolhendo as cordas com as sementes de mexilhão, a tarde ia para o galpão”, contou Ruy.


“Já o Klaus foi para uma fazenda de ostras, onde, para chegar, era necessário passar por uma área lodosa. A gente acabava enfiando o pé nessa lama e não conseguia tirar por causa do vácuo, enquanto eles já têm toda a técnica, praticamente andavam na água”, contou Wolf, que foi praticamente um guia para os outros dois maricultores, já que esteve na França anteriormente para fazer um doutorado.


“Não dá para pensar em aplicar aqui uma técnica específica, e sim pensar em todo o conjunto de coisas que aprendemos, adaptar às nossas condições, porque, apesar de as espécies cultivadas serem iguais, muitas coisas são diferentes”, ponderou Wolf.

Os profissionais foram preparados também com cerca de 20 horas de aulas de francês com a professora Jeanine Périé Abes, do Centro de Língua, Cultura e Cooperação.


O intercâmbio foi viabilizado através de convênio assinado no dia do aniversário de Florianópolis entre a Prefeitura, através do IGEOF, e o Liceu do Mar e do Litoral, de Bourcefranc-de-Chapus, na França.