IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

18/06/2015 - Oportunidade
Inspiração para renovar a maricultura
Maricultores participantes do intercâmbio técnico apresentam novas ideias em reunião com prefeito

foto/divulgação: Martinho Ghizzo/PMF

Inspiração para renovar a maricultura

“A gente volta revigorado de lá”, disse Ruy Avila Wolf, um dos maricultores que regressaram recentemente de Bourcefranc-le-Chapus, França. Não, Wolf se referia a férias e sim ao intercâmbio técnico em uma das principais regiões produtoras de ostras do mundo, fruto de um convênio entre a Prefeitura de Florianópolis - por intermédio do IGEOF – e da Escola Liceu do Mar e do Litoral.


Na reunião realizada na tarde desta quinta-feira (18) entre os maricultores que participaram do intercâmbio e o prefeito Cesar Souza Junior, Wolf e Nei Nolli contaram ao prefeito sobre a experiência durante os 15 dias trabalhando em fazendas marinhas e aprendendo as técnicas utilizadas pelos franceses no manejo dos moluscos.


“A experiência foi válida, vimos muita coisa diferente, mas uma das coisas que eu acho que dá para trazer para cá é o sistema de inspeção, que é bem mais simplificado”, contou Nolli. “Cada produtor já sai do seu rancho com autorização para vender ostra para 17 países”, completou.


Para Wolf - que já esteve na França anteriormente - a oportunidade foi única. “Tinha experiência lá como pesquisador, fazendo doutorado no IFREMER, e agora trabalhei com os produtores e isso dá uma visão muito diferente da que eu tinha. Lá os produtores têm um poder político muito grande, eles são organizados politicamente então conseguem se estruturar e isso faz a diferença. Precisamos fazer o mesmo aqui senão não vamos sobreviver”, afirmou o agrônomo.


Os dois aproveitaram a reunião com o prefeito para afirmar a preocupação que têm com o futuro da produção de moluscos em Florianópolis. “Estamos todos quebrando. A solução é aumentar o preço, mas a gente precisa se organizar e para isso precisamos da ajuda do poder público”, disse Wolf.

 

Outro assunto abordado foi o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que está em fase de ajustes com o MP e Secretaria da Pesca. “O SIM vai sair, não existe uma outra opção. É para tudo, para as peixarias do Mercado Público, para os maricultores, só que tem que ser discutido para não inviabilizar o processo”, disse Everson Mendes, superintendente do IGEOF, o que foi reforçado pelo prefeito. “Temos um longo caminho pela frente e o SIM é o próximo passo, o SIM é essencial”, frisou Cesar Souza Junior.


A professora Jeanine Périé Abes, do Centro de Língua, Cultura e Cooperação, também presente à reunião, apresentou ao prefeito os dois estudantes que chegaram ontem da França. Eric Lamandé e Gurvan Tonal ficarão hospedados nas residências dos maricultores durante sua estadia em Florianópolis. Nesta sexta-feira (19), irão conhecer a EPAGRI e o Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC, na Barra da Lagoa.