IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

10/03/2016 - Oportunidade
Seminário reúne artesãos da Capital
Evento discute o desenvolvimento, fortalecimento e a capacitação do segmento

foto/divulgação: Fábio Nocetti

Seminário do Artesanato - Desatando Nós

Cerca de 150 artesãos participaram nesta quinta-feira (10), no auditório do Sest/Senat, do Seminário do Artesanato – Desatando Nós. O evento, organizado pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), reuniu secretarias, entidades e profissionais que atuam no setor, tais como Sebrae, Sematec, Sest/Senat, Instituto Nexxera, Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Santa Catarina.

 

Temas como a importância da capacitação para a profissionalização dos artesãos, gestão de negócios, legislação, aprender a vender, o artesão e o empreendedor individual, economia solidária, projetos viartesanais e carteira do artesão foram apresentados pelos palestrantes e discutidos junto aos participantes.

 

“Me senti muito acolhida durante todo seminário. Saí do evento sabendo que as pessoas gostam do meu artesanato e que querem que eu venda cada vez mais. Isso é muito estimulante, principalmente no nosso trabalho, que é pouco reconhecido pela sociedade”, destacou a artesã Fernanda Passos.

 

Ainda no mês de março, o prefeito Cesar Souza Junior deve assinar o decreto que institui as feiras permanentes em Florianópolis. A resolução irá estabelecer regras gerais para a organização e realização das feiras artesanais na cidade, gerenciadas oficialmente pelo IGEOF.

 

“O artesanato de Florianópolis esta se fortalecendo a cada dia que passa. As feiras estão passando por um processo de reavaliação e os artesãos sendo cada vez mais valorizados através de cursos de capacitação. Queremos implantar novas politicas públicas e tirar os nossos artistas do anonimato”, afirmou a coordenadora do artesanato do IGEOF, Ana Mercedes Rutz.