IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

21/03/2016 - Eventos
Encontro de Feiras marca o Dia do Artesão
Evento proporcionou entretenimento dos moradores com a cultura local

foto/divulgação: Fábio Nocetti

Encontro das Feiras de Artesanato

Cerca de 150 artesãos, divididos em cem barracas, participaram no último sábado (19) do Encontro das Feiras de Artesanato, evento que celebrou o Dia do Artesão e também fez parte das comemorações de aniversário de Florianópolis.

 

O encontro reuniu artistas das Feiras de Coqueiros, Miramar, Lagoa, Garapuvu, Magiarte, Alfaias, Catedral, Beira-mar, Jurerê e Ingleses - além das feiras que serão lançadas: Daniela, Ratones e Rio Vermelho.

 

Alem de divulgarem seus trabalhos e melhorarem a renda, os artesãos puderam conhecer e trocar ideias com artistas e moradores de diferentes regiões da capital. “O ideal é que esse encontro aconteça mensalmente ou até mesmo de dois em dois meses. O resultado foi fantástico para nós. Todos que passaram por aqui aprovaram a ideia", destacou a artesã Ana Zapelini

 

Durante todo o dia, a avenida Paulo Fontes ficou tomada por pessoas que foram conhecer de perto o trabalho realizado pelos artesãos da capital. Manufaturas produzidas através de MDF, patchwork, E.V.A, acessórios adultos e infantis, lençóis, chinelos, almofadas, artes aplicadas, arames, sublimação e cerâmica foram algumas das manufaturas produzidas e comercializadas. No local também foi instalado um espaço destinado para gastronomia.

 

“O local ficou perfeito, perto do Ticen, do estacionamento, do Mercado e do Camelódromo. Tinha gente de tudo quanto é lugar visitando a feira, principalmente turistas. Nunca vendi tantos produtos em um só dia”, afirmou a artesã Denise Soares.

 

O projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos meses, durante várias reuniões realizadas pelo Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF) junto aos artesãos do município. O objetivo principal do encontro foi ampliar a socialização dos artistas e o entretenimento dos moradores com a cultura local.

 

“Fiquei sabendo através das redes sociais que aconteceria a feira e resolvi dar uma passada para conferir. Achei tudo muito organizado. Cada barraca que eu parava dava vontade de levar um produto. Tomara que esta iniciativa se torne permanente”, destacou o aposentado Rodolfo Serafim Filho.


galeria de imagens