IGEOF - Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis

07/06/2022 - Oportunidade
Floripa Mais Empregos: Florianópolis lidera a geração de empregos de 2022 em SC

foto/divulgação: Foto: Teresa Vieira

Floripa Mais Empregos

Com um saldo de 6.214 empregos gerados em 2022, até abril, Florianópolis lidera o ranking de Santa Catarina. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho. Neste ano, na Capital, foram 44.853 admissões, contra 38.639 demissões. O saldo positivo garante o primeiro lugar no Estado. Somente em abril de 2022, o saldo de empregos foi de 2.536. 
 
No ano passado, Florianópolis já havia conquistado o 1º lugar na geração de empregos no Estado, com um saldo de 13.004 novos postos de trabalho. O prefeito Topazio Neto comemora os resultados obtidos desde o último ano e reforça que é fruto de um trabalho coletivo. 
 
“Estamos colhendo os resultados plantados lá atrás, quando o então prefeito Gean decidiu investir fortemente em vacinação e retomada da economia. Florianópolis não só recuperou os empregos perdidos, como gerou saldo positivo de vagas. Ano passado já fomos o município com a maior geração de empregos do Estado e em 2022 seguimos investindo forte em capacitação e estimulando novas vagas por meio de ações como Floripa Mais Empregos e Casa do Empreendedor”, disse o prefeito. 
 
Juliano Richter Pires, secretário municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, ressalta que “o desenvolvimento econômico e geração de empregos que uma cidade oportuniza começam pela gestão que investe em tornar o ambiente propício à abertura de novas empresas, assim, criando novas oportunidades de trabalho.”
 
Iniciativas municipais
 
A retomada econômica e a busca pela empregabilidade é um forte investimento da Prefeitura de Florianópolis. A criação do portal Floripa Mais Empregos, em janeiro de 2021, por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, foi uma iniciativa para garantir uma ferramenta de fácil acesso para quem busca por trabalho e qualificação profissional. 
 
Outros investimentos, como a criação do Balcão do Emprego, iniciativa do Instituto de Geração de Oportunidades (IGEOF), ou mesmo a Casa do Empreendedor, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que disponibiliza de auxílios e serviços para empresários, são formas da gestão municipal aproximar e facilitar o acesso a vagas, criação de currículos ou mesmo abertura de empresas. 
 
Periodicamente também são realizados feirões de empregos e currículos pela Prefeitura, e outras ações, como a Caravana do Emprego, são feitas em parceria. Por meio dessas ações, centenas de vagas de emprego foram ofertadas e até mesmo capacitações oferecidas gratuitamente. 
 
“Investir em estruturas e ações como essas, faz de Florianópolis uma cidade diferenciada no Estado quando o assunto é oportunidade. A população precisa, e nós oferecemos ferramentas para facilitar este processo”, completa Topazio.