Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

29/03/2023 - Trânsito
Parceria entre Prefeitura e 3M reforça segurança em escola do Norte da Ilha

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Escola recebeu novas pinturas e sinalização, com objetivo de reforçar a segurança para alunos e demais pedestres da região

A escola municipal de Florianópolis Osmar Cunha (EMB) foi selecionada para receber ações de sinalização do programa Zonas Escolares, uma iniciativa global da multinacional 3M, em parceria com a Prefeitura da Capital. Localizada no bairro Canasvieiras, Norte da Ilha, a escola recebeu novas pinturas horizontais e sinalização vertical, com objetivo de reforçar a segurança para alunos e demais pedestres da região.
 
 
O projeto Zonas Escolares utiliza tecnologias da 3M para melhorar a visibilidade de faixas de pedestres e placas de advertência, tudo isso com fluorescência e retrorrefletividade para atrair a atenção dos condutores.
 
O reforço na sinalização horizontal e vertical tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança e fluidez do trânsito, ordenar o fluxo de tráfego, e também canalizar e orientar os usuários da via.
 
 
Para o prefeito Topázio Neto, a parceria é essencial na promoção de áreas escolares mais seguras. “Estamos desde o início do ano reforçando a infraestrutura viária em zonas escolares de todas as regiões da cidade e essa ação específica em Canasvieiras também se torna parte disso. A vulnerabilidade dessas áreas torna imprescindível uma sinalização reforçada para pais e alunos”, completa
 
 
Anunciado no ano passado, o programa tem como meta prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030. Para isso, serão realizadas ações que visam aumentar a segurança e a visibilidade em 100 zonas escolares em 23 países em todo o mundo para servir como um modelo global para ajudar as crianças a chegar à escola com segurança. No Brasil, a iniciativa já inclui escolas em Guarulhos (SP), Florianópolis (SC) e Brasília (DF), que começaram a receber as mudanças desde o dia 6 de março.
 
 
Compromisso com a segurança
 
Melhorias nas travessias de pedestres visíveis, colocação de sinais de trânsito em locais estratégicos, maior visibilidade no escuro e no tempo chuvoso, adição de delineadores de estradas para melhor controle do tráfego e combate às infrações de velocidade em áreas escolares são algumas das melhorias de segurança rodoviária que precisam ser implementadas. abordado.
 
Para ajudar a garantir a segurança nas estradas, é necessário fornecer aos motoristas de forma consistente e eficaz informações críticas e dicas visuais - especialmente em condições de pouca luz. É por isso que uma sinalização de trânsito altamente retro refletiva é fundamental para ajudar os motoristas a ver e reagir aos sinais de trânsito mais rapidamente e com maior confiança.