Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

28/03/2023 - Infraestrutura
Inaugurada a Praça Forte São Luís na Beira-Mar Norte
Novo espaço público da cidade foi implantado depois de uma série de esforços envolvendo o poder público municipal e federal, e a iniciativa privada

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Praça Forte São Luís foi implantada após esforços envolvendo o poder público municipal e federal, e a iniciativa privada.

 

A Prefeitura de Florianópolis comemorou na última quinta-feira (23) os 350 anos da cidade com o tradicional “Parabéns pra você” e corte de bolo pelo prefeito Topázio Neto e a inauguração da tão sonhada Praça Forte São Luís da Praia de Fora, entre as avenidas Beira-Mar Norte e Mauro Ramos, no Centro. Esse novo espaço público de convivência foi implantado após uma série de esforços envolvendo o poder público municipal e federal, e a iniciativa privada. 

A participação da Prefeitura nesse processo deu-se desde o começo com importantes ações como a disponibilização do terreno (que foi cedido para administração municipal em 2018 pelo Exército), a aprovação do projeto pela Rede de Espaços Públicos do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), e intermediações junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Grupo Habitasul, que executou as obras, adotou a Praça Forte São Luís Praia de Fora em 7 de setembro do ano passado, através do programa Adote uma Praça do FloripAmanhã em parceria com a Prefeitura. Além de construir o espaço, de acordo com o projeto arquitetônico elaborado pelo Escritório JA8 doado pelo Beiramar Shopping, ele ficará responsável pela sua manutenção pelos próximos cinco anos.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, destacou a importância de um novo espaço público que pode atender comunidades da região central da Capital. “Essa praça representa uma luta de quase 40 anos, que está sendo entregue para a população numa Parceria Público-Privada em que não há gastos públicos”, completou.

Já o presidente do Grupo Habitasul, Sérgio Ribas, deixa claro que, por parte deles, a iniciativa busca retribuir ao Estado e à Capital a oportunidade de desenvolver seus negócios. “Estamos felizes por entregar mais este presente a Florianópolis, nós que estamos aqui empreendendo Jurerê Internacional há mais de 40 anos, exatamente com o mesmo conceito: uma experiência de bem viver, viver bem e conviver com as pessoas”, destacou Ribas. 

A arquiteta Juliana Castro, do Escritório JA8, descreve como foi concebido o conceito da praça que tem dois mil metros quadrados de área total entregue à população da cidade: “Sabemos que este sítio já foi mar, já abrigou o Forte São Luís da Praia de Fora, já foi um lugar de feiras e encontros e passou muito tempo esperando ser novamente ocupado. Queremos dar valor à história de forma não literal. Pensamos que um elemento escultórico pode ressignificar o espaço e ao mesmo tempo homenagear seu passado”.

A história da praça

O Forte São Luís da Praia de Fora foi construído em 1771 com o objetivo de reforçar a segurança da então Vila de Nossa Senhora do Desterro. A iniciativa ocorreu durante a gestão do governador Francisco de Souza de Menezes (1765-1775). Porém, 68 anos depois, em 2 de dezembro de 1839, a fortaleza foi a leilão, sendo vendida por um “preço menor do que valia a cantaria de seus portões”, segundo conta o historiador catarinense Oswaldo Rodrigues Cabral na obra ‘As Defesas da Ilha de Santa Catarina no Brasil-Colônia’. O comprador tinha o compromisso de demolir a construção de 1771, no contexto da Revolução Farroupilha (1835-1845), com o receio de que cidade caísse em poder dos revolucionários. Após a demolição, a área ficou abandonada e, no início do século XIX, adaptou-se ali uma fonte pública, transformando o local em um largo, com espaço para montagens de feiras. Mais tarde, tornou-se propriedade do Exército.