Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

home >

Demanda Habitacional em Florianópolis

 

No mês de maio de 2006 a Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, celebrou convênio com a Companhia de Habitação de Santa Catarina – COHAB para, em conjunto, disponibilizarem fichas de inscrição em meio papel e via internet visando, com o seu preenchimento, a formação de um cadastro de famílias interessadas na aquisição de moradia própria. As inscrições tiveram início no dia 26 de maio de 2006 e permanecem ainda abertas através da Internet. O objetivo da formação do cadastro é fornecer informações da demanda habitacional do município de Florianópolis e assim possibilitar o direcionamento das políticas públicas para o atendimento mais eficaz desta demanda.

O objetivo do presente trabalho é fornecer dados estatísticos que possam orientar o desenvolvimento de projetos habitacionais, tanto no setor público como no setor privado, visando atender a demanda por moradia da população mais carente do município de Florianópolis. Esta população normalmente não tem acesso ao credito oferecido pelas instituições bancárias para a construção de sua moradia. Por isso o apoio do setor público, quer através de recursos financeiros quer por meio do apoio logístico ao setor privado, é indispensável para o fomento da produção de habitação de interesse social.

Os dados estatísticos se referem às inscrições efetuadas por meio de fichas cadastrais em papel e através da Internet, no município de Florianópolis, no período de 26 de maio de 2006 até 20 de outubro de 2006. A pesquisa se restringe ao público cadastrado formador da base de dados existente na Prefeitura e Cohab num universo total de 5.427 cadastros.

Os principais resultados obtidos podem ser conferidos nos gráficos a seguir, ou conferidos no documento na íntegra:

 



arquivos para download