Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

home >

Projetos

Projeto de Participação Comunitária e Desenvolvimento Social do Morro do Mocotó – Programa Habitar Brasil BID / PMF

Este Projeto é parte do Programa Integrado de Habitação, Urbanização, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Comunitário, em execução na região Mocotó, de acordo com contrato 0138390 de repasse assinado com a União, em 2002, com recursos viabilizados pelo Governo Federal e Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com contrapartida do Município.

Ações desenvolvidas:

  • Mobilização e Organização Comunitária: Atuação direta em processos de remanejamentos, abordagens e negociações com as famílias, plantões sócio-habitacionais, composição de processos administrativos, elaboração de laudos e pareceres sociais, reuniões, encontros e capacitações;
  • Educação Sanitária e Ambiental: Desenvolvimento de ações educativas relacionadas ao ambiente local e global;
  • Geração de Trabalho e Renda: Viabilização de cursos profissionalizantes e Projeto Frentes Temporárias de Trabalho;
  • Equipe de Engenharia: Análise dos projetos elaborados pela Prosul (empresa contratada para a e desenvolver os projetos), readequação permanente dos projetos em virtude das divergências encontradas in loco e o projeto propriamente dito. Acompanhamento e fiscalização das obras executadas pela empresa Castelli Engenharia.

Projeto de Participação Comunitária e Desenvolvimento Social da Região Chico Mendes – Programa Habitar Brasil BID / PMF

Este Projeto é parte do Programa Integrado de Habitação, Urbanização, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Comunitário, em execução na região Chico Mendes, de acordo com contrato de repasse assinado com a União, em 30 de junho de 2002, com recursos viabilizados pelo Governo Federal e Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e contrapartida do Município.  

Dentre as principais atividades destacaram-se: 

  • Processo de remanejamento de famílias para abrigos provisórios e para novas unidades habitacionais (incluindo abordagens sociais às famílias, composição de processos administrativos, pareceres e laudos sociais,  negociações, entre outros).
  • Atendimento sócio-habitacional às famílias beneficiárias nos escritórios locais (Centro Comunitário Novo Horizonte, Prédio Chico Mendes e Abrigos Provisórios).
  • Atendimento sócio-jurídico na Secretaria de Habitação
  • Acompanhamentos das Frentes temporárias de trabalho

Galeria de Imagens