Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

27/11/2017 - Infraestrutura
Costeira do Pirajubaé terá oficina sobre drenagem urbana na quinta-feira (30)
Prefeitura e UFSC realizam eventos do tipo para fins de elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para Florianópolis

foto/divulgação: Comissão de Drenagem

Oficina sobre drenagem urbana realizada no Saco Grande

A Prefeitura de Florianópolis e o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizam às 18h30  desta quinta-feira (30) oficina de diagnóstico e planejamento da drenagem urbana na Costeira do Pirajubaé. O trabalho visa embasar a construção do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para Florianópolis.

 

A oficina comunitária vai acontecer na sede do campo de futebol do bairro, que fica na Avenida Jorge Lacerda, em frente ao nº 1.037 da via. Desta vez, vai abranger as comunidades da Costeira do Pirajubaé, Saco dos Limões, Fazenda do Rio Tavares, Carianos e Ressacada. A ideia é buscar identificar os problemas relativos a alagamentos e inundações em nível local e discutir soluções para a drenagem urbana. 

 

A série de 15 oficinas, deflagrada em 17 de agosto, está programada para acontecer até meados do mês que vem, contemplando todas as bacias hidrográficas da Capital. Os últimos dois eventos do tipo vão debater acerca do que ocorre nas regiões de Coqueiros e do Estreito, nos dias 07 e 14 de dezembro, respectivamente.

 

As oficinas têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal e contam com o apoio dos conselhos locais de saúde para atuarem como facilitadores.

 

 Comissão

 

Técnicos da Prefeitura e professores do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC participam da Comissão Especial de Estudos de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Florianópolis (DREMAP) criada por Decreto Municipal em julho de 2015. A Comissão tem como principal objetivo subsidiar a elaboração do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais para Florianópolis.

 

Veja a programação completa no site:

http://www.pmf.sc.gov.br/oficina/