Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

18/11/2019 - Infraestrutura
Prefeitura quintuplica capacidade de dragagem nas obras de Canasvieiras

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Será dragado cerca de 17 mil m3 de areia por dia

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, vai quintuplicar a capacidade de dragagem nas obras de alargamento da faixa de areia de Canasvieiras. É que neste Domingo (17) entrou em operação uma nova draga, que vai retirar quatro vezes mais material da jazida submarina do que a embarcação que vinha sendo utilizada. 

Assim, o volume de dragagem passará de cerca de três mil metros cúbicos para aproximadamente 17 mil metros cúbicos de areia, por dia. “As obras ganharam um reforço de peso para assegurar que o prazo de entrega anunciado (22 de dezembro) será cumprido”, destacou o prefeito Gean Loureiro.

Agora, as duas dragas auto-transportadoras de arrasto (tipo Hopper), resistentes às intempéries, vão trabalhar de forma conjunta e fazer pelo menos cinco viagens, diariamente. Até o momento, foi retirado da fonte localizada a 1,4 km de distância da orla um volume em torno de 40 mil metros cúbicos. A pré-estabilização ou primeira conformação dos 50 metros de largura da praia, por sua vez, já ocorreu em cerca de 200 metros da orla.