Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

29/11/2019 - Infraestrutura
Super Dezembro: um mês inteiro de entrega de obras
População poderá beneficiar-se de investimentos da ordem de R$ 150 milhões.

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Alargamento da faixa de areia de Canasvieiras, uma das obras que fazem parte do pacote SUPERDEZEMBRO

 

A Prefeitura de Florianópolis inicia no próximo Domingo (1º) o Super Dezembro, no qual serão realizadas 108 inaugurações e 31 entregas de ordens de serviço relativas a importantes obras, entre outras ações, em todas as regiões da cidade. Tratam-se de investimentos da ordem de R$ 150 milhões nas áreas de infraestrutura, educação, cultura e esporte, assistência social, meio ambiente e desenvolvimento econômico.


“Encerraremos o ano com muitos compromissos honrados e com o propósito de continuar trabalhando por uma Florianópolis cada vez melhor no ano que está por vir”, destacou o prefeito Gean Loureiro. No Super Dezembro, o prefeito e membros de seu Colegiado vão cumprir um cronograma diário de atos até o dia 30 do mês.


Os atos ocorrerão, na maioria dos casos, nas próprias comunidades e bairros contemplados, como o Centro, da Lagoa do Peri, Monte Cristo, Jardim Atlântico, Balneário, Ribeirão da Ilha, Alto Ribeirão, José Mendes, Saco dos Limões, Mocotó, Sambaqui, Jurerê Internacional, Canasvieiras, Ponta das Canas, Lagoinha, Daniela, Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Campeche, Armação, Rio Vermelho, Santo Antônio de Lisboa, Capoeiras, Jurerê Tradicional e Costeira do Pirajubaé.


Infraestrutura
Na área de infraestrutura, destacam-se as entregas das ordens de serviço para início das revitalizações da Avenida Madre Benvenuta, no Santa Mônica; da Avenida Governador Ivo Silveira, em Capoeiras, e da Avenida Luiz Boiteux Piazza, que liga a SC-401 até Ponta das Canas. Elas fazem parte da Operação Asfaltaço, de revitalização de aproximadamente 150 quilômetros de vias públicas municipais até abril de 2020. No Super Dezembro, aliás, também serão entregues ordens de serviços para revitalizações de outras 27 ruas e servidões, bem como inauguradas 51 vias que já tiveram as obras concluídas.


Mas também serão inauguradas as obras de engordamento da faixa de areia de Canasvieiras e de melhoramento do sistema viário de acesso à Ponte Hercílio Luz, nas cabeceiras insular e continental, que integram o projeto urbanístico e paisagístico da região. Além da entrega do Parque Linear dos Ingleses, das obras de requalificação urbana do Largo da Alfândega, no Centro, e das primeiras 50 praças, parques infantis, quadras de esportes e academias de ginástica já reformadas e revitalizadas através do Programa Praça Viva.


Educação

No último mês de 2019, a área da Educação vai ser beneficiada por receber ordens de serviço para obras em quatro estabelecimentos de ensino. Elas referem-se à construção do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Red Park, no Rio Vermelho; a reformas e ampliações da Escola Básica Municipal (EBM) Costa de Dentro, no bairro de mesmo nome, e da EBM José Jacinto Cardoso, na Trindade, e à conclusão da nova EBM dos Ingleses.


E estão programadas inaugurações de três EBM e de quatro NEIM. Mais especificamente, das revitalizações da EBM Acácio Garibaldi, na Barra da Lagoa, da EBM Dilma Lúcia, na Armação, da EBM Luís Cândido da luz, na Vargem do Bom Jesus, do NEIM Retiro da Lagoa, na Lagoa da Conceição, e do NEIM Morro da Queimada, no José Mendes. Assim como as inaugurações do NEIM Francisca Idalina Lopes, no Campeche, e do NEIM Sol Nascente, no Saco Grande.


Mas a Escola do Futuro da Tapera também terá o edital de matrículas para 2020 lançado. Da mesma forma como serão feitos outros lançamentos: o de chamamento público para organizações realizarem a gestão das novas creches, o do Edital da Escola de Línguas, o do Edital do controle de acesso nas escolas e o da segunda sede do Bairro Educador, no Morro da Mariquinha. Durante o Super Dezembro ainda será anunciada a data de entrega de equipamentos de Data Show e notebook para todas as salas de aula das EBM.


Cultura e Esporte

Já na área de Cultura, destacam-se os lançamentos do Edital de Apoio às Culturas – Fundo Municipal de Cultura e do Edital de Estudos Culturais Afro-brasileiros em Florianópolis Gentil do Orocongo, e o Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual Armando Carreirão – Funcine. Enquanto, na área de Esporte, será inaugurada a Arena de Esporte de Praia da Beira-Mar Continental.

E, em virtude do período natalino, será reinaugurado o Coreto da Praça XV de Novembro, no Centro, palco do Presépio de Natal a ser inaugurado e onde as luzes que marcam a época serão acendidas.


Assistência Social

Antes do Natal também será feita a inauguração do Centro de Convivência da Vila Aparecida, e a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Florianópolis.


Meio Ambiente

Haverá ainda o hasteamento da Bandeira Azul na Lagoa do Peri, uma vez que ela foi, pela quinta temporada consecutiva, contemplada com o selo do programa socioambiental internacional que avalia questões de balneabilidade, gestão ambiental, acessibilidade, segurança e oferta de serviços.


Desenvolvimento Econômico

O Super Dezembro ficará igualmente marcado pelo lançamento do Balcão do Microempreendedor Individual (MEI) junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (SEBRAE).

Prefeitura de Florianópolis anuncia o Super Dezembro:um mês inteiro de entrega de obras