Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

26/12/2019 - Infraestrutura
Sistema viário do entorno da Ponte Hercílio Luz

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Sistema viário do entorno da Ponte Hercílio Luz

A Prefeitura de Florianópolis liberou o tráfego nas vias públicas municipais do Continente e da Ilha que integram o sistema viário de acesso e entorno da Ponte Hercílio Luz. Ainda não é possível trafegar na parte do viaduto localizado na Avenida Governador Ivo Silveira, que receberá sinalização de proibido estacionar.


Foram entregues obras que vinham sendo executadas desde setembro nas duas cabeceiras da Ponte. Ao todo, nove vias, sendo seis no Centro e três no Estreito, já tiveram suas estruturas modificadas a fim de possibilitar alterações de trânsito devido à reinauguração dessa que foi a primeira ligação Ilha-Continente.
 
 As obras fazem parte da primeira etapa do projeto viário e urbanístico do entorno da Ponte Hercílio Luz. No geral, as vias que não necessitaram de maiores intervenções receberam repavimentação asfáltica e implantação de rede de iluminação pública subterrânea.
 
Conforme previa o projeto, no caso da Alameda Adolfo Konder (que vai da ponte até a Rua Hoepcke) e da Rua Jornalista Assis Chateaubriand (que liga a ponte até a Rua Felipe Schmidt), no Centro, as obras ocorreram em todas as suas extensões. Já na Praça José Mauro da Costa Ortiga e demais vias afetadas, a Rua Felipe Schmidt, Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos (Beira-Mar Norte), Rua Arno Hoeschl e Rua Almirante Lamego, também no Centro, e na Rua Quatorze de Julho, Avenida Ivo Silveira e Rua Fúlvio Aducci, no Estreito, apenas em alguns trechos. Em trechos da Rua Jornalista Assis Chateaubriand, Alameda Adolfo Konder, Rua Quatorze de Julho e Avenida Governador Ivo Silveira também foi revitalizado o pavimento em paver.
 Na Ilha
 
Na cabeceira insular foi feito um boulevard, com a elevação da pista com pavimento em blocos intertravados, ou paver, no nível do passeio; reformulado o desenho da Praça José Mauro da Costa Ortiga, na confluência da Rua Felipe Schmidt com a Rua Jornalista Assis Chateaubriand, configurando uma rótula, e ampliado o sistema cicloviário (composto por ciclovias e ciclofaixas). O boulevard com pista elevada englobou toda a Alameda Adolfo Konder e parte da Rua Jornalista Assis Chateaubriand. Tudo isso, para propiciar mais conforto e segurança para ciclistas, pedestres e ônibus que trafegarem tanto em direção ao Terminal Integrado do Centro (Ticen) quanto à Beira-Mar Norte.
 
Quanto ao sistema cicloviário, as novidades ficaram por conta da implantação de ciclovia ao longo de toda a Alameda Adolfo Konder, e Rua Jornalista Assis Chateaubriand no trecho da Rua Felipe Schmidt para a Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, bem como na própria Beira-Mar Norte, passando por dentro dos bolsões de estacionamento, até a Rua Arno Hoeschl. Lembrando que a Rua Almirante Lamego já tinha ciclofaixa.
 
Ainda cabeceira insular, alguns canteiros ganharam plantas novas, assim como, próximo do Parque da Luz, foram colocados parte do bicicletário previsto e balizadores para impedir o estacionamento de veículos sobre os passeios.

No Continente
 
 Na cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz foi criada uma interseção entre a saída da ponte, a Rua Quatorze de Julho, a Avenida Ivo Silveira e a Rua Fúlvio Aducci, de modo a organizar o fluxo de ônibus e outros veículos no entorno da entrada e saída da ligação com a Ilha.  E mais: antes do entroncamento com a Rua General Eurico Gaspar Dutra, foram previstos dois locais para paradas de ônibus, um destinado aos veículos urbanos, e o outro, para os de turismo.
 
A PGC Engenharia de Obras Ltda. executou  as obras por meio de um investimento de R$ 3.238.854,22.

Confira abaixo como ficou definido o sentido do tráfego nessas vias

Parte insular (Ilha)

Na cabeceira insular, ou Ilha, o fluxo da via vai funcionar da seguinte forma: A Rua Assis Chateaubriand, que era sentido único até o Centro, agora funciona em mão dupla. Dessa forma, quem trafega sentido saída da Ponte Hercílio Luz, deve virar suavemente à esquerda, descer pela Rua Assis Chateaubriand, entrar na Rua Felipe Schmidt na altura da Praça Osni Ortiga e virar à esquerda na Avenida Almirante Lamego, passando pela Alameda Adolfo Konder, seguindo pela Rua Hoepcke, Victor Konder até a Rua Francisco Tolentino. 

Na Francisco Tolentino, para facilitar a fluidez do tráfego, as vagas de estacionamento para carga e descarga que haviam no local foram realocadas na Avenida Paulo Paulo fontes, na altura do estacionamento da Aflov até a Passarela de Travessia para o Rita Maria e na Rua Doutor Frederico Holland. Segundo a Diretoria de Operações da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, a nova configuração oferece mais espaço do que na anterior e já está sinalizado.

Já para acessar a Beira-mar Norte, basta descer a Assis Chateaubriand, entra na Rua Felipe Schmidt na altura da Praça Osni Ortiga e seguir reto pela Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos. O lado esquerdo da Avenida Almirante Lamego, na cabeceira sentido centro será exclusivo para embarque e desembarque de veículos de turismo, táxis e veículos de transporte por aplicativos. Dessa forma, o tráfego é permitido apenas no lado direito da via.

Parte continental
Quem desejar acessar a cabeceira na parte Continental pelo Estreito, deve seguir até o final da Rua General Eurico Gaspar Dutra e seguir até a Rua 14 de Julho. Quem vem da Ponte Colombo Salles deve seguir pelo trecho da Avenida Governador Ivo Silveira e virar à direita para acessar a Rua Quatorze de Julho.