Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

03/02/2021 - Infraestrutura
Após 20 anos, principal via do Morro do Horácio recebe Asfaltaço

foto/divulgação: Infraestrutura / PMF

Operação Asfaltaço no Morro do Horácio

A Rua Antônio Carlos Ferreira, localizada no bairro Agronômica, vai receber a Operação Asfaltaço. Atualmente, a rua possui trechos pavimentados intercalados com asfalto, concreto e lajota. As principais melhorias a serem feitas envolvem restauração do pavimento asfáltico existente, substituição do trecho onde há lajota por asfalto e recomposição asfáltica das áreas recuperadas. O investimento da Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Secretaria de Infraestrutura é de R$: 1,77 milhão. A execução é da empresa Suiça Transportes LTDA - EPP no prazo de 7 meses. 


Os trabalhos iniciaram na segunda quinzena de janeiro pelo trecho final da rua, próximo à Avenida do Antão, onde foram retiradas as lajotas para preparação da base que vai receber o pavimento asfáltico. Com o término do grande volume de chuvas, as obras devem avançar nos próximos dias. A base será finalizada para iniciar a execução do asfalto. Em paralelo, a empresa fará os serviços de remendo profundo para iniciar em seguida a fresa e recapeamento. 


 A Rua Antônio Carlos Ferreira já possui sistema de drenagem urbana, logo, será feita a adequação das caixas coletoras e canaletas de concreto devido às soluções da pavimentação. Além de serviços na drenagem e da própria pavimentação, serão feitos melhoramentos na sinalização vertical (sinalização por faixas) e sinalização vertical (placas). 


A via contava apenas com manutenção periódica e permaneceu por quase 20 anos sem obras de pavimentação completa. “A recuperação da infraestrutura viária vai proporcionar mais qualidade de vida e conforto para a população que, diariamente, utiliza a via para atividades de trabalho, estudos, lazer, entre outros, além de ser uma etapa fundamental para a urbanização dos espaços”, comenta o Secretário Municipal de Infraestrutura, Valter Gallina.


A Rua Antônio Carlos Ferreira é a principal via de acesso à comunidade do Morro do Horácio e um dos acessos principais à Serrinha, além de ser parte da rota do transporte coletivo e de acesso ao Centro pela Avenida Beira-Mar Norte. Todos os 1.431,27 metros de extensão, que iniciam no cruzamento com a Rua Paschoal Apóstolo Pítsica até o trecho de encontro com a Avenida do Antão serão contemplados pela Operação Alfaltaço.


Revitalização de vias em toda cidade


Nos últimos quatro anos, a Operação Asfaltaço e as demais obras de revitalização já pavimentaram com asfalto, paver ou lajota mais de 186 km. O trabalho integrado vem atuando para ampliar a qualidade da infraestrutura das vias, o que influência diretamente na redução de acidentes, aumento da adesão ao transporte coletivo, resultando na melhora direta na mobilidade da Capital, além de proporcionar mais conforto e segurança para a comunidade local e entorno.