Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

26/02/2021 - Infraestrutura
Prefeitura de Florianópolis moderniza limpeza pública
Serviços de capinação de vias e varrição de sarjetas contam, agora, com equipamentos de alta produtividade

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Minicarregadeira em operação na Barra da Lagoa

A modernização da forma de execução de serviços de limpeza pública da malha urbana pela Prefeitura de Florianópolis, viabilizada após a transferência da Comcap para a Secretaria de Infraestrutura, já pode ser verificada pela população. É que uma minicarregadeira Bobcat e um trator com dois implementos que funcionam como capinadeiras e varredeiras mecânicas, e cuja produtividade equivale ao trabalho manual de 50 pessoas, entraram em operação nesta quinta-feira (25) com capinação de vias e varrição de sarjetas. Na terça-feira (23), o secretário Valter Gallina deu ordem de serviço para início da utilização dos novos equipamentos contratados para o período de um ano. “A busca incansável pela excelência no trabalho da limpeza pública passa pela modernização de seus equipamentos”, ressalta Gallina. 


As duas máquinas serão usadas em dois turnos, cada, respectivamente, nas regiões do Centro, Continente e Sul, e no Norte e Leste da Ilha, abrangendo todos os bairros do município, conforme planejamento prévio. A Prefeitura, no entanto, solicita, que os cidadãos aguardem com paciência a passagem do maquinário nas proximidades de suas residências, uma vez que o trabalho a ser feito foi acumulado devido, sobretudo, à circunstância da pandemia causada pela Covid-19, que exigiu o afastamento de funcionários; a recente greve promovida pelos trabalhadores da Comcap, e as condições climáticas que, no verão, são de constantes e intensas ocorrências de chuvas, na cidade.


O contrato de utilização do maquinário poderá ser renovado anualmente pelo prazo de cinco anos. "A integração da área da limpeza pública à Secretaria de Infraestrutura terá como ganhos o acesso aos recursos públicos da Pasta, bem como à sua estrutura e corpo técnico", enfatiza o Superintendente de Limpeza Pública, Eduardo Sardá. 


Serviços de limpeza pública


São vários os serviços de limpeza pública executados pela Prefeitura de Florianópolis. Além da capinação, roçagem e raspagens das vias públicas municipais e da varrição das sarjetas, a Secretaria de Infraestrutura passará a executar pintura de meio-fios, lavação de ruas, praças e escadarias na área central, aplicação de iscas de desratização, e limpeza e manutenção da orla.


galeria de imagens