Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

21/10/2021 - Infraestrutura
Iniciada a concretagem das calçadas externas da Praça Santos Dumont
Até o momento, cerca de 60% das obras de revitalização da praça já foram executadas

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Concretagem das calçadas externas da Praça Santos Dumont, na Trindade

 

A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta quarta-feira (20) a concretagem das calçadas externas da Praça Santos Dumont, na Trindade, que desde março passa por ampla revitalização. Até o momento, cerca de 60% das obras desse importante espaço público, lideradas pela Secretaria de Infraestrutura através do Programa Praça Viva, já foram executadas.


A Prefeitura concluiu aproximadamente a metade da repaginação da pavimentação das calçadas internas de base de concreto armado e piso de placas de concreto liso, que corresponde ao principal serviço a ser realizado na praça. Ele foi realizado na área paralela à Igreja Matriz da Paróquia da Santíssima Trindade, que engloba, entre outras, a parte considerada mais nobre da praça e reservada à realização de feiras e festas populares.


Também foram executados os acessos internos em paver (blocos de concreto intertravados); a regularização e preparação do terreno com muros de contenção; a remoção de equipamentos como o playground e a academia de ginástica, bem como do piso existente no lugar, e as podas de árvores, algumas com raízes expostas de tão senis - o que foi feito em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram). Fora a limpeza da área e o levantamento da topografia necessários para iniciar a revitalização.


Mais serviços em andamento


No momento, além da concretagem das calçadas externas, está sendo dada continuidade à repaginação da pavimentação das calçadas internas. Detalhe: na remodelação dos acessos internos, os caminhos, rampas, escadarias e patamares (desníveis) estão sendo adequados às normas de acessibilidade e mobilidade e, portanto, com piso tátil onde for preciso. A maior parte será de concreto alisado, ligando todos os acessos.


Também estão em andamento as obras na área do playground, sendo que a cerca metálica e o portão já foram colocados, e o serviço de infraestrutura do novo sistema de iluminação pública liderado pela Prefeitura por meio da Cosip e realizado pelo Consórcio SQE Luz (formado pelas empresas ENGIE e Quantum Engenharia).


Próximas etapas


As etapas seguintes são de instalação da academia de ginástica e de mobiliário urbano como bancos (alguns com encosto e assentos de madeira) e mesas de concreto, inclusive para jogos, de bicicletário e de lixeiras; execução de paisagismo com o plantio de espécies como Quaresmeira, Jacarandá e Ipê da Praia, e de arbustos e gramas, e qualificação dos pontos de táxi e ônibus.


A Praça


A maior praça do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que fica entre a Rua Lauro Linhares, a Rua Desembargador Vítor Lima e a Travessa São Lourenço de Brindes, compõe o conjunto histórico da Igrejinha da UFSC e por isso encontra-se em área de preservação cultural. Portanto, é bastante frequentada, além de conhecida por ser palco de atividades comunitárias e manifestações típicas da cultura açoriana como a Festa do Divino Espírito Santo.


A primeira grande revitalização da Praça Santos Dumont, que tem 8.377 metros quadrados de área total, visa valorizar ainda mais a região, e tende a agradar o público. O projeto urbano e paisagístico, contratado pela Dimas Empreendimentos Imobiliários Ltda., foi aprovado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf). As obras estão sendo executadas pela empreiteira Satélite Construções e Engenharia Eirelli - EPP, e têm prazo de conclusão de 11 meses. O investimento é de R$ 1.150.684,69.


Quanto ao novo sistema de iluminação da praça cabe informar que ele terá 48 postes em compósito, novo circuito subterrâneo de rede elétrica, 56 luminárias tipo LED (mais econômicas) de 54/150W e 15 projetores de alto rendimento com lâmpadas multivapor metálico 400W. E vale destacar que por orientação do Ipuf serão conservadas as luminárias da década de 1990 da praça que, por sua vez, foi criada nos anos de 1970. Os postes com estas luminárias serão apenas realocados.

 

 


galeria de imagens