Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

12/11/2021 - Operação Asfaltaço
Revitalizada a metade da pavimentação da Ivo Silveira
No momento, está sendo restaurado o sistema de drenagem no lado direito da via, sentido Florianópolis-São José

foto/divulgação: Leonardo Sousa/PMF

Concluída a metade da revitalização da pavimentação asfáltica da Ivo Silveira

 

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Infraestrutura, concluiu a metade das obras da Operação Asfaltaço de revitalização da pavimentação asfáltica da Avenida Governador Ivo Silveira, em Capoeiras. Ela foi realizada na pista com duas faixas à esquerda da via, sentido São José -Florianópolis, no trecho de 3,6 quilômetros que vai da divisa com o município vizinho, no Rio Araújo, até a altura da Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira, e recebeu sinalização provisória.
 
“A gente considera a Ivo Silveira uma das principais vias do Continente e uma via que vai ser tornar ainda mais uma rota alternativa para desafogar um pouco o trânsito da Via Expressa Continental. Por isso que nós vamos não só revitalizar como qualificar esta via”, comentou o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.
 
No momento, está sendo restaurado o sistema de drenagem no lado oposto da Ivo Silveira, ou seja, à direita da via, sentido Florianópolis-São José, na altura do Angeloni. Mais especificamente, no segmento que vai da divisa entre as duas cidades ao elevado de Capoeiras. Ali próximo, aliás, também foram relocados os dois retornos que permitem acesso à Via Expressa Continental para melhoria do trânsito local.
 
As obras já executadas, as quais incluem a fresagem (raspagem) do asfalto velho para recebimento do novo e a recuperação do sistema de drenagem de forma pontual, onde se fez necessário, do lado da Ivo Silveira revitalizado, bem como o alinhamento do canteiro central da avenida, perto do cemitério, representam 42,86% do investimento de R$ 5.485.834,97.
 
Mais sobre as obras
 
As obras da Ivo Silveira vêm sendo executadas pela empreiteira Qualidade Pavimentações Ltda. desde julho e têm prazo de oito meses para serem concluídas.
 
Paralelo à restauração do sistema de drenagem em andamento, será feita a fresagem e posterior capa asfáltica deste mesmo lado e a implantação de ciclovia bidirecional (nos dois sentidos) e a recuperação dos passeios (calçadas) e meios-fios onde for preciso para adequação do alinhamento.
 
No mais, de obras complementares, serão feitas outras adequações geométricas, de modo que raios de curvas e larguras de pistas também passarão por ajustes; sinalização viária e nova iluminação. “Estamos fazendo uma iluminação totalmente nova. Vamos deixar aqui a noite um dia. Estamos realocando os postes, será toda em LED. Isso, além de ajudar na segurança dos carros também vai ajudar na segurança dos pedestres que aqui transitam”, ressaltou Gallina, que adiantou que a Avenida Governador Ivo Silveira passará a ter menos lombofaixas para que o tráfego possa fluir melhor.
 
Enquanto a via estiver em obras, no entanto, a interrupção no trânsito poderá acontecer pontualmente em algum trecho de faixa, e, por causa disso, o tráfego de veículos deverá ficar mais lento, nos horários de pico. Razão pela qual a Prefeitura solicita a compreensão da população.
 


galeria de imagens