Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

20/06/2022 - Infraestrutura
Prefeitura dá partida à revitalização da Nagib Jabor, em Capoeiras
Avenida será a primeira da região continental a ganhar ciclovia central

foto/divulgação: Teresa Vieira/PMF

Mais uma obra da Operação Asfaltaço no Continente

 

A Prefeitura de Florianópolis realiza serviços de drenagem ao longo da Avenida Vereador Nagib Jabor, em Capoeiras, no Continente. Os trabalhos conduzidos pela Secretaria de Infraestrutura, através da Operação Asfaltaço, fazem parte da ampla revitalização iniciada na via que vai dotá-la, inclusive, de ciclovia central, a primeira do tipo na região. O prefeito Topazio Neto acredita que a iniciativa estimule a utilização desse modal, pois, segundo ele, a experiência adquirida demonstra que “onde há estrutura cicloviária, há usuários”.

 

Além da Nagib Jabor, outras duas vias contínuas do mesmo bairro serão contempladas com melhorias: a Travessa Pedro Antônio Corvalão e a Rua Coronel Caetano Costa.


Tanto a Avenida Vereador Nagib Jabor quanto a Travessa Pedro Antônio Corvalão vão ser revitalizadas em todas as suas extensões, enquanto a Rua Coronel Caetano Costa vai receber obras no trecho que vai até a Rua João Evangelista Costa, também em Capoeiras. Ao todo, será beneficiado 1,12 km de vias públicas.


Trata-se de um investimento da ordem de cerca de R$ 4,6 milhões. Ele abrange arestauração do pavimento asfáltico da Nagib Jabor, após a raspagem do asfalto velho para recebimento do novo (serviço conhecido como fresagem), bem como dos passeios (calçadas); os asfaltamentos da Travessa Pedro Antônio Corvalão e da Rua Coronel Caetano Costa, que hoje são de paralelepípedo e de lajotas, respectivamente, e nova sinalização viária.


As obras a serem executadas pela empreiteira Britagem Vogelsanger Ltda. têm prazo de oito meses para serem concluídas.

 

Ciclovia central


A ciclovia bidirecional (nos dois sentidos) a ser implantada na Nagib Jabor vai ladear o canteiro central existente que, no entanto, não sofrerá alteração. As duas faixas de cada sentido da pista de mão dupla da via é que terão as larguras um pouco reduzidas.


A Travessa Pedro Antônio Corvalão e a Rua Coronel Caetano Costa, de  mão dupla com uma faixa de cada sentido, também passarão a contar com ciclovia bidirecional, só que do lado esquerdo das vias, na direção da Rua João Evangelista Costa.


“A melhoria do sistema viário está sendo uma constante na Prefeitura, e sempre acompanhado de estrutura cicloviária. Neste caso, mudando o conceito da via”, destaca o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

 


galeria de imagens