Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

19/05/2023 - Infraestrutura
Retomada uma das obras mais licenciadas de Florianópolis
A construção da nova ponte da Lagoa foi pela segunda vez liberada pelo TRF4

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Retomada da construção da nova ponte da Lagoa da Conceição

A Prefeitura de Florianópolis retomou na manhã desta sexta-feira (19) a construção da nova ponte da Lagoa da Conceição que, segundo o prefeito Topázio Neto, “talvez seja a obra mais licenciada da Capital nos últimos anos”. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

 

As obras contam com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos.

 

Depois de nova liberação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região na noite desta quinta-feira (18) para continuidade dos trabalhos iniciados na primeira quinzena de abril, voltaram a ser executados os serviços de implantação do aterro em rocha que vai abrigar a cabeceira da ponte, na área do Centrinho. O local, mais para frente, receberá uma rótula que compõe o futuro sistema viário de acesso à nova ponte.

 

Para o secretário de Transportes e Obras, Rafael Hahne, “o momento, agora, é de trabalhar muito para recuperar o tempo perdido e buscar entregar essa importante obra no prazo previsto de dois anos”.


Benefícios das obras

 

A construção da maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina, a ser executada pela empresa Cejen Engenharia Ltda., tem o objetivo ambiental de melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena. Além de embelezar ainda mais a região com um projeto arquitetônico de tirar o fôlego que engloba a revitalização do entorno da ponte e a melhoria da passagem das embarcações. 

 

Os benefícios de toda essa infraestrutura de ponta vão decorrer do fato de que a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a ponte a ser edificada, será três vezes maior, se comparado à ponte existente. Isso porque, atualmente, na máxima maré, essa altura é de 1,80 metros, e passará a ser de seis metros. Sendo que a mesma proporção valerá para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte, que hoje é de apenas nove metros e será de 30 metros.

 

Para o prefeito Topázio Neto, a estrutura não representa apenas uma melhora para o fluxo de veículos e barcos nesse ponto importante para a mobilidade da Capital, mas também, benefícios para ciclistas e pedestres. “Quem passa por essa região diariamente poderá contar com calçadas mais largas e ciclovia nos dois sentidos, além de aproveitar a revitalização do entorno”, destaca. No que o secretário Rafael Hahne complementa: "A nova ponte terá uma geometria muito mais fluida, dará condições de conectar a ciclovia das Rendeiras com a ciclovia e a ciclofaixa que vão ligar com o terminal da Lagoa (Tilag), ou seja, permitirá outros modais e dará acessibilidade”. 

 

De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa da Conceição ficará à direita da ponte atual - que encontra-se desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos da região . Terá estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com a seguinte conformação: duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários)  de 2,80 metros de largura. 

 

A revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição vai implicar na recuperação total dos decks e atracadouros existentes na área próxima à marina que fica à esquerda da ponte atual. E mais: após a demolição dessa estrutura - que ocorrerá somente após a entrega da nova ponte – os aterros das duas cabeceiras “antigas” ganharão ampla infraestrutura de lazer com áreas de contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça públicas.


galeria de imagens