Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

24/05/2023 - Transportes
Iniciadas as obras para implantação do binário da Lagoa da Conceição
Mais infraestrutura viária e mudanças no trânsito vão possibilitar maior mobilidade na região

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Os trabalhos vêm sendo conduzidos pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

A Prefeitura de Florianópolis está com a obra para implantação do binário da Lagoa da Conceição em andamento. A iniciativa vai mudar significativamente a mobilidade da região beneficiando moradores e comerciantes locais, além dos turistas, os quais ainda vão poder usufruir de cerca de 130 novas vagas de estacionamento. Os trabalhos vêm sendo conduzidos pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.
 
Os serviços, que contam com as devidas autorizações ambientais da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), iniciaram pela abertura de uma nova via (ainda sem nome) paralela à Avenida das Rendeiras, entre a Rua Mandala e a Avenida Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago (a estrada geral da Joaquina), de aproximadamente 900 metros. Sendo que os trabalhos começaram pelo lado da Acácio Garibaldi – cerca de 50 metros à frente da SC-406 (Rodovia João Gualberto Soares), sentido Joaquina. 
 
A via em construção passará sobre terrenos com vegetação nativa que pertenciam a particulares, de modo que a área está sendo limpa. Depois disso, será feita a terraplanagem; a implantação do sistema de drenagem, e a pavimentação em paver (blocos de concreto intertravados) tal como nas Rendeiras. Aliás, a Rua Mandala, que tem trecho em lajotas, terá o pavimento substituído por paver até a entrada da nova via. 
 
Mais estrutura cicloviária
 
E, para dar continuidade à estrutura cicloviária da região, a Rua Mandala passará a contar com ciclorrota, de modo a ligar a ciclovia bidirecional das Rendeiras à de igual tipo que será implantada na nova via, por sua vez, praticamente ligada à ciclovia unidirecional da estrada geral da Joaquina, já que, nesse caso, bastará atravessar a avenida. 
 
Na via em construção, a ciclovia ficará à direita, sentido praias do Leste, ao passo que, do lado esquerdo (onde nas Rendeiras ficam os restaurantes) ficarão as novas vagas de estacionamento. Assim, os motoristas que quiserem deixar seus veículos ali poderão acessar as Rendeiras pelas servidões Bonifácio Rosa e Pedro Manoel Fernandes, além da Rua Mandala. A nova via também terá passeios (calçadas) dos dois lados.
 
A Secretaria de Transportes e Infraestrutura também será a responsável pela implantação da iluminação pública da via em construção, que terá 31 postes com luminárias LED.
 
Todos esses serviços serão executados pela empreiteira Terraplein Ltda. pelo prazo de oito meses, sem paralisação na alta temporada porque a obra não trará transtornos ao trânsito. O investimento é da ordem de R$ 4,3 milhões.
 
Binário da Lagoa
 
Executadas as obras, a Prefeitura vai implantar o sistema binário na Lagoa, dando sentido único às vias envolvidas: a Avenida das Rendeiras, a Rua Mandala, a nova via e a Avenida Acácio Garibaldi.
 
Assim, quem sair da ponte da Lagoa em direção às praias do Leste vai percorrer 660 metros das Rendeiras em pista única, pegar a Rua Mandala à direita e a nova via à esquerda até a Acácio Garibaldi. Ali, o motorista seguirá na Acácio Garibaldi à direita, se quiser ir à Joaquina, ou pegará a SC-406, caso queira ir à Praia Mole ou adiante. Já quem vir de um desses destinos em direção ao Centro da cidade, vai percorrer as Rendeiras em pista dupla até a altura da Rua Mandala, e depois seguir em pista simples margeando a lagoa.