Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

04/10/2018 - Infraestrutura
Prefeitura de Florianópolis participa do Projeto Cidades Eficientes

foto/divulgação: PMF

Iniciativa defende maior sustentabilidade dos edifícios públicos

A Prefeitura de Florianópolis participa do Projeto Cidades Eficientes, de âmbito nacional, voltado a estimular a adoção de políticas públicas sustentáveis de redução efetiva de emissão de Gases de Efeito Estufa nos edifícios públicos. A Capital foi uma das três cidades brasileiras escolhidas como piloto para levantamento de dados sobre consumo de energia e água em suas edificações, análises de legislação e de projetos significativos, e pesquisa de mobilidade referente ao deslocamento dos funcionários. Já os conhecimentos a serem adquiridos com o trabalho, poderão ser aplicados pelas administrações municipais de todo o País. 

 

O Projeto Cidades Eficientes vem sendo executado ao longo do ano pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) com apoio e financiamento do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Estruturada em quatro eixos temáticos - eficiência energética, uso racional de água, mobilidade urbana e geração distribuída de energia – a iniciativa terá como desdobramento a divulgação de boas práticas em plataforma online. 

 

Os outros dois municípios brasileiros participantes do projeto são Jaboatão, em Pernambuco, e Sorocaba, em São Paulo. O processo seletivo das três cidades deu-se após uma chamada pública nacional, a qual despertou o interesse de 130 municípios de 21 Estados. Para fins de seleção, foram considerados a faixa alvo de população estabelecida pelo projeto entre 200 mil e dois milhões de habitantes, a experiência comprovada na gestão de iniciativas públicas anteriores relacionadas à eficiência energética e hídrica de edifícios; a existência de equipe capacitada, mobilizada e disponível para implementar atividades do projeto, e o interesse genuíno em programas que envolvem os quatro eixos temáticos em estudo.

 

A coordenadora do Projeto Cidades Eficientes em Florianópolis, arquiteta Cibele Asmann Lorenzi destaca que, “esta será uma oportunidade de o município organizar os gastos de água e luz, bem como de conhecer a situação de mobilidade dos funcionários para, depois, promover ações buscando uma maior sustentabilidade das edificações e a redução de despesas”.