Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura

09/11/2022 - Infraestrutura
Assinada a ordem de serviço para obra de alargamento da praia Ingleses
Obra vai beneficiar uma das praias mais movimentadas na alta temporada e o bairro mais populoso da cidade

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto assina ordem de serviço

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, assinaram na manhã desta quarta-feira (9) a ordem de serviço para início do alargamento da faixa de areia da praia dos Ingleses, no Norte da Ilha. Essa importante obra num dos balneários mais movimentados da cidade na alta temporada vai engrandecer o turismo, mas seus benefícios vão além da estação mais quente do ano. Afinal, Ingleses é o bairro mais populoso de Florianópolis. A expectativa é a que o alargamento seja concluído até janeiro. 
 
“As obras de alargamento em balneários movimentados, como é o caso das praias do Norte da Ilha, são investimentos pagos com o tempo. Pelos estudos realizados e experiência adquirida em Canasvieiras, o desenvolvimento econômico pagará o investimento nas obras, que geram emprego e renda, além de proporcionar maior qualidade de vida e lazer para moradores e turistas”, afirma Topázio. 
 
A obra vai começar nos próximos dias, menos de três anos após a entrega do engordamento da praia de Canasvieiras, também no Norte da Ilha, e será feita pela mesma empresa, a DTA Engenharia Ltda., que mais uma vez venceu processo licitatório. "O serviço foi muito bem feito. A DTA fez um grande desconto na licitação diminuindo 30% do custo original, que era de R$ 26 mi e ficou em R$ 18,8 mi. Isso é bom para todos nós”, comemora Gallina.
 
O alargamento dos Ingleses vai contemplar o trecho de 2,87 km com a faixa de areia mais estreita, que vai do Canto Sul, onde ficam as dunas, até 500 metros antes da Foz do Rio Capivari. Atualmente, essa faixa é de cerca de 20 metros, na área da foz do rio, enquanto, no Canto Sul, chega a inexistir em alguns pontos. A expectativa é a de que passe a ter uma largura de 45 metros ao final das obras, e de 35 metros após a conformação feita pela maré.
 
Ao todo, a área a ser trabalhada vai receber um volume de 462 mil m³ de areia a ser retirada de jazida submarina que fica a mil metros de distância da orla, e que tem a mesma coloração e granulatura (dimensão) da que perfaz o balneário, atualmente.
 
O novo engordamento conta com as devidas autorizações do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), através das concessões da Licença Ambiental Prévia (LAP) e da Licença Ambiental de Instalação (LAI). Eles se basearam no projeto executivo e nos estudos ambientais simplificados elaborados pela Prosul, uma vez que, por envolver volume de areia menor que 500 mil metros cúbicos, o alargamento dos Ingleses não precisa de Estudo de Impactos Ambientais, o EIA/Rima.
 
Alargamento de Canasvieiras
 
O alargamento da faixa de areia da praia de Canasvieiras foi inaugurado em 17 de janeiro de 2020. O engordamento ou alimentação artificial” aconteceu no trecho de Canajurê até o Rio do Brás, beneficiando 2,32 km.
 
A orla de Canasvieiras recebeu um volume total de aproximadamente 400 mil m³ de areia fina de cor e tamanho do grão semelhantes à existente antes das obras, material que foi dragado de jazida submarina localizada a uma distância de 1,4 km da praia. Com isso, a faixa de areia de Canasvieiras, que tinha em média de cinco a 10 metros (e em alguns pontos inexistia) passou a variar entre os 45 e 55 metros de largura, em sua pré-estabilização ou primeira conformação, tão logo o alargamento foi concluído.
 
Alargamento de Jurerê
 
A faixa de areia da praia de Jurerê será a terceira a passar por engordamento, no ano que vem. Neste caso, toda a extensão de 3,38 km desse que é o balneário mais movimentado da cidade, na alta temporada, será beneficiado. A ideia é a de que a orla, que assim como nos Ingleses inexiste em alguns pontos, fique com uma largura uniforme de 45 metros, inicialmente, e de 30 a 35 metros depois da acomodação da maré. Neste caso, a jazida fica a 1.350 metros de distância da costa, e serão “puxados” 427 mil m³ de areia com as mesmas características da praia.