IPUF - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis

04/02/2020 - Urbanismo
Inicia hoje, a 6ª edição da Conferência da Cidade em Florianópolis
O evento terá encontros no período entre fevereiro e março.

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Inicia hoje, a 6ª edição da Conferência da Cidade em Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipuf), em parceria com o Conselho da Cidade, realiza a partir de amanhã, 4 de fevereiro, a 6ª Conferência da Cidade de Florianópolis. A abertura será às 18h30 no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Para participar da abertura da conferência, os interessados devem se inscrever pelo formulário no link http://bit.ly/InscricaoConferenciaDaCidade ou no próprio local do evento, caso ainda tenham vagas.


O principal objetivo é definir de forma conjunta com os cidadãos e a sociedade civil, propostas e ações para a gestão territorial do município. Neste primeiro evento da conferência será apresentada a programação da 6ª Conferência da Cidade de Florianópolis, além de aprovação do regulamento, divulgação dos assuntos a serem discutidos e apresentação do relatório dos trabalhos realizados pelo Conselho da Cidade no mandato 2018/2020.


Programação


18h30 - Recepção e credenciamento dos participantes; 
19h - Abertura e lançamento dos textos base; 
19h15 - Apresentação da programação da 6ª Conferência Municipal da Cidade de Florianópolis, leitura, discussão e aprovação do Regulamento; 
20h - Palestra de Abertura - Prof. Arq. João Whitaker, FAU-USP; 
20h50 - Intervalo;
21h - Apresentação dos trabalhos do Conselho da Cidade (mandato 2018/2020);


O tema central desta edição é “Função social da Cidade e da Propriedade”, e conta com três subtemas: “Como trazer a cidade para a regularidade?”, que vai abordar a questão da irregularidade urbanística na ocupação do território e suas implicações na estrutura urbana e de serviços, buscando equacionar a cidade real com a cidade formal; “Como garantir recursos para a gestão territorial?”, que vai tratar sobre regulamentações necessárias para implementação do Sistema de Gestão da Política Urbana previstos no Plano Diretor, e ”Como qualificar a participação da sociedade na gestão territorial?”, que vai discutir sobre instrumentos de participação social e a atuação e o desempenho do Conselho da Cidade.


A 6ª Conferência da Cidade de Florianópolis terá outras plenárias, acontecerão em fevereiro e março. Para conferir a programação atualizada dos próximos encontros, locais e inscrições, os interessados devem acessar o site http://bit.ly/InformacoesConferenciaDaCidade


Serviço
O quê: Abertura da edição da Conferência da Cidade em Florianópolis;
Quando: Terça-feira, 4/02;
Onde: Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Rua José Moellman, 106.