IPUF - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis

home > serviços
Listagem de Serviços e Documentos
Para obter informações sobre serviços ou documentos, clique no botão Info. Para os serviços on-line, está disponível o botão de acesso.

ATENÇÃO: PROTOCOLO ELETRÔNICO - COVID-19

Em decorrência da crise COVID-19 e de seus desdobramentos, dentre eles a adoção do tele trabalho pelas atividades não essenciais preconizada pelo decreto estadual no. 515/2020, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Florianópolis adotará, a partir de 07 de abril, protocolo eletrônico ( clique em  ACESSAR ONLINE ) para o recebimento e envio de processos físicos aos requerentes. Todos os processos físicos deverão ser protocolados via formulário disponibilizado no link acima e, uma vez analisados, serão devolvidos ao requerente por e-mail. Importante ressaltar que, uma vez recebida a solicitação, o IPUF procederá a abertura de processo administrativo interno para fins exclusivos de análise prévia, sendo que a conclusão do processo e recebimento dos documentos finais dependerá do protocolo oficial junto às unidades do pró-cidadão, uma vez normalizado o atendimento, ou eventual procedimento complementar a ser informado. O procedimento será adotado até a reabertura das unidades do pró-cidadão e a normalização do recebimento de processos físicos pelas mesmas ou se for de interesse do IPUF, previamente divulgado, adotar o procedimento como meio padrão até a completa digitalização dos processos. A medida não se aplica a entrada de processos digitais existentes que podem ser efetivados on-line, via portal, os quais seguirão o fluxo normal existente a saber: Diretrizes Urbanísticas - Edificações, Diretrizes Urbanísticas - Parcelamento do Solo, Rede de Espaços Públicos (REP) - Projeto/Adoção.

ATUALIZAÇÃO/SOLICITAÇÃO DE GEORREFERENCIAMENTO

O serviço de atualização e/ou solicitação de georreferenciamento possui a finalidade de alterar ou implementar o polígono de representação de imóveis no sistema de Geoprocessamento Corporativo do município de Florianópolis.

ATUALIZAÇÃO/SOLICITAÇÃO DE GEORREFERENCIAMENTO DE LOGRADOURO

    Os logradouros são as denominações oficiais para endereços e espaços públicos, como ruas e praças, sendo instituídos por leis em Florianópolis. O serviço de atualização/solicitação de georreferenciamento de logradouro tem como finalidade alterar ou implementar o traçado representativo de ruas e demais vias no sistema de Geoprocessamento Corporativo do município de Florianópolis.

CERTIDÃO DE ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇO

A Certidão de Atualização de Endereço é um documento que tem como objetivo certificar, de acordo com o Projeto de Renumeração Imobiliária, instituído pela Lei nº. 3.173 de 29 de dezembro de 1988 e Lei nº. 3.697 de 07 de janeiro de 1992, os dados cadastrais de endereçamento do imóvel registrado no Cadastro Imobiliário do Município.

CERTIDÃO DE PATRIMÔNIO E ZONEAMENTO

O serviço tem como finalidade informar se um imóvel pertence ou não ao Município e em qual zoneamento está inserido de acordo com o Plano Diretor de Florianópolis (LCM 482/2014), visando a instrução processual em ações de retificação de área e usucapião, dentre outras serventias. Considerando a constante atualização dos dados cadastrais a Prefeitura de Florianópolis poderá rever os certificados emitidos.

CERTIDÃO DE TOMBAMENTO - SEPHAN

O processo de Certidão de Tombamento refere-se ao documento cujo teor menciona a inscrição imobiliária, o decreto de tombamento e classificação do imóvel.

CERTIDÃO DE VIABILIDADE DO SISTEMAS VIÁRIO

Referente a Certidão de Viabilidade do Sistema Viário.

Diretrizes Urbanísticas - Edificações

Processo de emissão de diretrizes urbanísticas visando orientar futuros empreendimentos da melhor adequação urbana.

Diretrizes Urbanísticas - Parcelamento do Solo

Processo de emissão de diretrizes urbanísticas visando orientar futuros empreendimentos da melhor adequação urbana para parcelamento do solo.

EDUCAÇÃO E CULTURA - APROVAÇÃO DE PROJETO DE OBRA DE ARTE

Referente a toda edificação ou praça pública com área igual ou superior a 1.000m² que for construída no município. Obs.: Podendo beneficiar-se com um acréscimo de 2% nos seus índices de aproveitamento, com acréscimo decorrente nas taxas de ocupação, respeitados os demais limites de ocupação.