Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

23/02/2018 - Mulher
24 de Fevereiro de 1932

foto/divulgação: divulgação

Primeiro voto

Somente há pouco mais de  86 anos as mulheres brasileiras conquistaram o direito do voto.  O dia 24 de fevereiro de 1932, foi um marco na história da Mulher.

Foi nesta data ,que Getúlio Vargas , através do Decreto número 21.076 (Código Eleitoral Provisório) assinou o direito para as mulheres votarem  e serem votadas para cargos executivos e legislativos.Com a guerra paulista, em julho do mesmo ano, o processo eleitoral foi interrompido e adiado para o ano seguinte. Então, em 3 de maio de 1933, são realizadas as eleições para a Assembléia Constituinte e as mulheres vão às urnas pela primeira vez.

 

Outro marco importante acontece nesta data: entre os 254 deputados eleitos na ocasião está uma mulher — Carlota Pereira de Queirós, eleita por São Paulo.

Tudo isso foi fruto de muita luta, de muitas discussões.Luta esta, que se iniciou antes da Proclamação da República.A princípio foi aprovado parcialmente, dando direito somente as mulheres casadas, viúvas e as solteiras que tivessem renda própria.

 

Até o século 20, o voto na sua totalidade era dos homens , especialmente de homens ricos.

 

Em meio a um cenário de grandes transformações ,as ativistas que se mobilizaram pelo direito do voto  feminino à participação política , ficaram conhecidas como Sufragistas.

 

Lugar de Mulher é na política e onde mais ela quiser.