Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

05/09/2018 - Mulher
Roda de conversa com as fuxiqueiras

foto/divulgação: CMPPMulher

Cia do Fuxico

O encerramento da campanha Floripa Lilás foi marcado pela roda de conversa do dia 28/08 na casa da Dona Valdionira, no Morro do Céu.

 

A Roda foi liderada pela própria Dona Valdionira, que contou um pouco da sua história como uma das fundadoras do Movimento de Mulheres Negras em Florianópolis, em 1988. Além de ativista da causa negra, é formada em história e por muitos anos foi professora. Ela e seu marido criaram em 2004 a Escola de Samba Dascuia. A tarde do dia 28 foi recheada de aprendizados: durante a conversa, Dona Valdionira leu um lindo texto de sua autoria com o nome de “A Estrada”, onde protesta a invisibilidade das mulheres negras na sociedade e nas políticas públicas. Na roda de conversa participaram as talentosas membras da companhia do fuxico, que mostraram seu trabalho e contaram um pouco da origem da arte do fuxico.  

 

“ O fuxico é a arte de cortar e franzir tecidos coloridos formando flores, construindo peças de decoração e vestuário, feita geralmente por mulheres que fuxicam sobre a vida. A técnica artesanal teve seu início na senzala com as mulheres negras escravas recolhendo sobras de pano das sinhás para fazer fuxico e cochichar sobre o que haviam visto na casa grande. Hoje quem participa desta arte com retalhos de tecidos são artesãs que valorizam a cultura e gostam de fuxicar. A Companhia do Fuxico surgiu em Florianópolis em 2013, após o Fórum de Cultura realizado no museu Cruz e Sousa na comemoração da semana do Folclore em agosto. É uma oportunidade para reunir todas as mulheres que estão dispostas a fuxicar. Com a convivência entre as participantes, se aprende com a troca de conhecimentos. ”  

 

O fuxico surge como forma de empoderamento e união ­dessas mulheres, seja de forma econômica quanto de autoestima. Na roda de conversa, a palestrante Alejandra Quintero tratou do tema abordando a questão do “Poder do Coração”, tema do seu livro. As fuxiqueiras revelaram a satisfação de produzir seus artesanatos, de como se sentiam completas.

 

O dia foi marcado por um aprendizado mútuo, cada mulher mostrando seu ponto de vista sobre a vida e sobre seus sentimentos, todas ali saíram com algo novo que aprenderam naquela roda, reforçando o fato de que juntas, fomos sim mais fortes.  

 

Confira mais fotos no nosso álbum do facebook: https://www.facebook.com/pg/coordenadoriamulherflorianopolis/photos/?tab=album&album_id=1963533493741109  

 

A Coordenadoria Municipal da Mulher agradece o acolhimento das fuxiqueiras para a roda de conversa, principalmente à Dona Valdenira, que abriu espaço em sua casa.