Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

07/08/2019 - Social
Programação do Agosto Lilás

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Assinatura da Lei Agosto Lilás

A Prefeitura de Florianópolis, lançou na manhã desta quarta-feira, 7, a programação oficial do Agosto Lilás na Capital. Na ocasião, a lei 10.587/2019 que institui oficialmente a campanha no município foi sancionada pelo Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

O objetivo do mês lilás é sensibilizar e dar visibilidade à Lei Maria da Penha e servir de alerta sobre os direitos das mulheres. A extensa programação conta com palestras relacionadas ao tema, direitos, bem-estar, cultura, estímulo ao empreendedorismo entre outros. “E um dia muito feliz para todas nós mulheres. Com a sanção dessa lei, nossa causa ganha ainda mais força no município,” declara a Coordenadora de Políticas Públicas da Prefeitura de Florianópolis, Roseli Pereira.

Durante a cerimônia foi apresentada a Cartilha da Mulher, que contém informações e contatos de todos os serviços relacionados aos direitos da mulher, que são realizados pela administração municipal. O documento pode ser acessado no link bit.ly/cartilhadamulherPMF. Em alusão à campanha, diversos locais públicos serão iluminados. São eles: Lago da cabeceira da ponte, Praça XV, Trapiche da Beira-Mar Norte e Bolsão da Beira-Mar Norte, na Praça Sesquicentenário.

“A causa do combate à violência contra a mulher deve estar sempre presente na pauta das ações do setor público e de forma integrada entre todas as pastas, além de ser discutido também com a população. É um assunto que sem engajamento da sociedade civil, torna se cada vez mais difícil, a obtenção de resultados efetivos,” afirmou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Uma das ações de destaque é a Expolilás, que vai trazer uma série de trabalhos feitos exclusivamente por mulheres, que inclui artesanato, acessórios feitos a partir de uma recriação criativa de itens antigos, dança, arte em mosaico, cultura afro, pintura em tela, moda sustentável, entre outros. A mostra acontece nos dias 8 e 9 na Avenida Paulo Fontes, das 9h às 18h. Uma equipe do Centro de Referência de Atendimento às mulheres Vítimas de Violência (CREMV), também estará no local, prestando atendimento para mulheres no Ônibus Lilás.

 

Trika Guimarães é uma das expositoras da Expolilás. Ela sempre trabalhou na produção de acessórios e após um tempo, decidiu incluir sustentabilidade em seu trabalho. Por meio da técnica Upcycling, de reutilização de materiais, ela produz acessórios feitos a partir de resíduos eletrônicos. Ela falou sobre a importância da campanha. “Reforço o que foi dito aqui anteriormente, de que é importante ter sensibilidade com mulheres que sofrem violência. Quando passei por isso, e fui vítima de violência e pedi socorro, não tive o suporte necessário,” comenta Trika.

Suporte às mulheres vítimas de violência na Capital

De acordo com o relógio da violência do Instituto Maria da Penha, a cada dois segundos, uma mulher sofre um tipo de violência física ou verbal no Brasil. Esses são apenas dois dos diversos tipos de violência praticados contra mulheres.

Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, vai além da parte física, podendo ser psicológico, emocional, mental, opressão, moral, sexual e até patrimonial. Para auxiliar mulheres vítimas de violência em Florianópolis, a Prefeitura de Florianópolis disponibiliza o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CREMV), o único do Estado, onde a vítima é acolhida e recebe suporte com objetivo de promover a ruptura da situação em que se encontra.

O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, na rua Delminda da Silveira, s/nº, ao lado da 6ª Delegacia de Polícia da Capital, bairro Agronômica. O atendimento pode ser requisitado pela própria vítima ou via encaminhamento da rede socioassistencial do município. Denúncias podem ser feitas nas Delegacias de Polícia ou da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público ou pelo disque denúncia 180.

Confira a programação do Agosto Lilás em Florianópolis


arquivos para download