Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

27/04/2015 - Social
CMPPM visita a 1ª Casa da Mulher Brasileira do País
A Casa oferece atendimento integrado às mulheres

foto/divulgação: Maria Aparecida

casa da mulher brasileira

A servidora Maria Aparecida Cabral de Sá Nunes, representante do Munícipio no FONGES LGBT, aproveitou a sua participação na Assembleia desse Fórum, realizada em 23 e 24 de abril, em Campo Grande e realizou visita à 1ª Casa da Mulher Brasileira do País.

 

O objetivo da casa é dar apoio à mulher em situação de risco e àquelas que sofreram crimes de agressão, além de oferecer assistência jurídica às vítimas. O complexo conta com todos os serviços especializados para atender a mulher vítima de violência como: delegacia, juizado, defensoria, promotoria, guarda municipal, equipes psicossocial (psicólogas, assistentes sociais, sociólogas e educadora) e de orientação para emprego e renda, casa de passagem, além de brinquedoteca e área de convivência. A integração desses serviçõs possibilita a agilidade nos atendimentos e resolução da situação de violência vivida pelas mulheres.

 

Durante a visita acontecia a capacitação de Libras para a equipe de atendimento psicossocial (psicólogas, assistentes sociais, sociólogas e educadora).

 

A ação faz parte do Programa Mulher Viver sem Violência, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR).

 

De acordo com o programa, as capitais de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal vão receber essa estrutura. Em Florianópolis, já aconteceu a pactuação com as instituições que prestarão atendimento na Casa (citados anteriormente). Estamos nos aguardo da finalização das ações de cedência do terreno para a União. A Casa está prevista para ser construída na Agronômica, próximo a 6ª DP.

 

A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande - Mato Grosso do Sul, está em funcionamento desde fevereiro de 2015 e já realizou 5.274 atendimentos à 1.793 mulheres.


galeria de imagens