Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

07/01/2019 - Mulher
Confira os 15 meses de ações da Coordenadoria Municipal da Mulher­

foto/divulgação: PMF

Ações um ano de Gestão

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres tem como prioridade articular ações e parcerias com a Sociedade Civil, Órgãos Governamentais e Não Governamentais, com a intenção de trazer melhorias sociais e igualdade de gênero para mulheres do município de Florianópolis.

Célia Fernandes assumiu a Coordenadoria em Setembro de 2017, constituindo uma parceria com a AMUCC - Rede de Amor e União Contra o Câncer, que resultou em uma programação de ações voltadas ao Câncer de Mama no Mês de Outubro. Esta parceria continuou em 2018, onde a Coordenadoria também participou do Outubro Rosa da AMUCC.

 

Em seguida, começou a programar através de uma agenda coletiva com órgãos e voluntários a 9ª Edição dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, Campanha anual e mundial que busca conscientização sobre a violência de gênero sofrida pelas mulheres. Esta Campanha se repetiu em 2018, em sua 10ª Edição.

 

 No mês de Março de 2018, foi dada continuidade a campanha “Março é Delas”, que existe desde 2016. Várias ações foram feitas durante o mês da mulher, inclusive a participação na organização do “Prêmio Maricota” (Mulheres destaque em Florianópolis)

O mês de agosto é marcado pelo aniversário da implementação da Lei Maria da Penha, que existe desde 2006. Pensando nisso, a Coordenadoria, em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, elaborou rodas de conversa na comunidade através da Campanha Floripa Lilás, além de participar do lançamento da 11ª edição da Campanha Justiça pela Paz em Casa.

 

Além de ações e eventos durante esses 15 meses de gestão, a Coordenadoria Municipal da Mulher esteve presente em reuniões de diversos órgãos voltados aos direitos da mulher, sendo eles:

  • AMUCC: Rede de Amor e União Contra o Câncer;

  • Fórum Mulheres na Política;

  • RAIVS: Rede de Atenção Integral às Pessoas Vítimas de Violência Sexual;

  • COMDIM: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;

  • CEDIM: Conselho Estadual dos Direitos da Mulher;

  • Comissão Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher;

  • Inspiring Girls: Organização dedicada a aumentar a autoestima e a ambição profissional de meninas.


galeria de imagens