PROCON

19/04/2016 - Comunicação
Recuperação de crédito terá novo mutirão
Nova edição do evento poderá incluir lojas de grande porte

foto/divulgação: Divulgação/SMDC

Secretária Luana de Moura conduziu a reunião

A Secretaria de Defesa do Consumidor de Florianópolis está preparando a realização do 2º Mutirão de Recuperação de Crédito, previsto para acontecer no período de 30 de maio a 3 de junho. Nesta segunda-feira (18), a Secretaria reuniu representantes de instituições que foram parceiras do primeiro evento, além de outros convidados, a fim de manifestar o interesse de repetir o projeto. Agora, eles têm até o final do mês para responder se vão querer participar.

De acordo com o Assessor Jurídico da SMDC, Gabriel Meurer, a ideia é ampliar o mutirão. Neste sentido, lojas de grande porte, como a Koerich, o Magazine Luiza e a Via Varejo - rede que responde pelas Casas Bahia e Ponto Frio - também foram convidadas. Se aceitarem o convite, vão juntar-se aos 'veteranos' Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, que estiveram presentes no 1º Mutirão, realizado entre 16 e 20 de novembro do ano passado, em frente à Catedral.

Meurer está otimista quanto a um aceno positivo dos antigos e novos parceiros, “devido ao sucesso do primeiro mutirão, até porque foi recuperado mais de R$ 1 milhão”. Ele adiantou que a Secretaria de Defesa do Consumidor de Florianópolis pretende fazer este segundo mutirão por volta da metade do ano, e quem sabe outro mais para o final de 2016. “Não tem hora para colocar as contas em dia”, justificou.

1º Mutirão

Balanço final do 1º Mutirão de Recuperação de Crédito totalizou cerca de 2,8 mil atendimentos e pelo menos R$ 1,32 milhão em valores negociados durante o evento.

Das quatro instituições bancárias participantes, a Caixa Econômica Federal foi a que apresentou os maiores resultados. Ainda que o volume de acordos firmados na ocasião não tenha sido divulgado pelo banco, foram realizados em seu estande no evento 653 atendimentos e negociado um total de R$ 710 mil. Já o Banco do Brasil, realizou cerca de 350 atendimentos, mas, como os casos de inadimplência foram encaminhados às respectivas agências de cobrança terceirizadas, o banco não teve, ao final do mutirão, como informar ao certo quanto de acordo foi selado.

Dos bancos privados, o Santander realizou 284 atendimentos e fechou 82 acordos - os quais foram firmados em contrato no próprio estande no mutirão – no valor de R$ 192.500,00. Enquanto o Bradesco fez 247 atendimentos, que resultaram em 90 acordos, 65 deles formalizados em contratos firmados na agência da Praça XV de Novembro, no valor de R$ 97.568,68, e outros 25 acertados através do telefone pelas centrais de atendimento, que somaram em torno de R$ 20 mil - totalizando aproximadamente R$ 118 mil em valores negociados. Mas ainda havia a previsão de que outros acordos viessem a ser firmados, em virtude dos atendimentos.

A participação da Celesc e da Casan, que prestam serviços públicos essenciais, também engrandeceu a primeira edição do evento. No caso da Celesc, foram feitos 334 atendimentos e 101 parcelamentos, no valor total de R$ 269.659,94, enquanto a Casan atendeu 67 usuários, tendo feito 21 parcelamentos totalizando R$ 38.049,35.

A CDL, que esteve à disposição do público para consultas gratuitas de verificação dos clientes das empresas associadas que se encontram no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), por sua vez, foi a campeã em número de atendimentos. No estande da CDL, foram atendidos 917 cidadãos.