PROCON

29/05/2021 - PROCON
Procon apreende quase 40kg de alimentos vencidos em estabelecimentos

foto/divulgação: Arquivo Procon

Foram 10 estabelecimentos com irregularidades encontradas, entre supermercados, açougues e casas de carnes.

A equipe de fiscalização do Procon da Prefeitura de Florianópolis encontrou e apreendeu quase 40kg de alimentos impróprios para o consumo em dez estabelecimentos da Capital, em ações realizadas nesta última quinta e sexta-feira, 27 e 28 de maio. Os locais fiscalizados foram casas de carnes, açougues e supermercados.
 
Os estabelecimentos irregulares estão localizados nos bairros Jurerê, Itacorubi, João Paulo, Santa Mônica, Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Campeche, Centro e Estreito. Eles foram autuados e podem ser multados, além de sofrerem outras penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.
 
Ainda foram encontrados em três estabelecimentos produtos fracionados sem data de validade ou tabela nutricional na embalagem. Como justificativa, argumentaram que recentemente conseguiram o SIM (Selo de Inspeção Municipal). Entretanto, os fiscais do Procon notificaram e orientaram a adequação das etiquetas de informação nutricional e validade o mais rápido possível para que os locais não sofram maiores penalidades.
 
O Secretário Municipal de Defesa do Cidadão, Gabriel Meurer, ressalta a importância das fiscalizações realizadas pelo Procon de Florianópolis. “Frequentemente recebemos reclamações de consumidores que encontram alimentos impróprios para consumo nos estabelecimentos alimentícios. É de extrema importância fiscalizar locais do segmento alimentício, para garantirmos a qualidade dos produtos e assegurar os seus direitos dos cidadãos.
 
O Procon Municipal orienta os consumidores para que fiquem atentos aos prazos de validade dos produtos na hora das compras. Ao observar irregularidades, os canais de denúncia do Procon são pelo telefone (48) 3131-5300, e-mail fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br ou site http://procon.pmf.sc.gov.br/.