PROCON

28/01/2022 - PROCON
Procon realiza fiscalização sobre a qualidade de fios elétricos

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e do Procon Municipal, realizou a Operação Fio Encapado nesta sexta-feira (28), que tem como objetivo fiscalizar a qualidade dos fios elétricos vendidos em lojas. Nesta primeira etapa da Operação, foram fiscalizados cinco estabelecimentos que vendem fiação na Capital.
 
Durante o verão, são utilizados os eletrodomésticos de resfriamento, como ar-condicionado e ventilador. Isso representa um aumento na quantidade de energia utilizada, o que pode gerar a sobrecarga nos fios elétricos, ocasionando possíveis curtos-circuitos e até incêndios caso os fios não sejam de qualidade estipulada pela norma técnica. Dessa forma, o Procon Municipal realizou a fiscalização em comércios que vendem fios elétricos, a fim de evitar que o consumidor compre fiação sem qualidade e de que incêndios ocorram.
 
“Nesta etapa da Operação, fiscalizamos grandes estabelecimentos que vendem fiação. Fizemos o teste da qualidade dos fios através do ohmímetro, um aparelho que mede a resistência elétrica do fio. Vamos continuar com a Operação e caso alguma fiação não esteja dentro do padrão de qualidade, o Procon municipal poderá suspender a venda do produto”,  afirma Erádio Manoel Gonçalves, Secretário de Defesa do Cidadão.
 
Denúncias e reclamações podem ser feitas diretamente pelo site https://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/procon/ ou e-mail fiscalizacao.procon@pmf.sc.gov.br ou no telefone (48) 3131 - 5320.