Procuradoria Geral do Município

12/09/2013 - Jurídica
Prefeitura apresenta novo edital referente ao sistema de transporte coletivo
Redução da tarifa e maior eficiência do sistema fazem parte da proposta

foto/divulgação: PGM

Audiência Pública

Na manhã desta segunda-feira (9), foram apresentadas pela Administração Municipal, em Audiência Pública realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, algumas das diretrizes referentes à proposta do novo sistema de transporte coletivo em Florianópolis.

 

A audiência, conduzida pelo Procurador-Geral do Município Julio Cesar Marcellino Jr., apresentou as premissas básicas do edital de concorrência pública para implantação do novo sistema de transporte coletivo. Na ocasião, foram exibidas algumas propostas, tais como: redução nas tarifas, recuperação da eficiência do sistema, renovação da frota, maior conforto aos passageiros, 100% dos ônibus adaptados a portadores de deficiência, controle eletrônico da frota, ônibus com GPS, ar condicionado nas linhas médias e longas, bem como integração em qualquer ponto, e não apenas nos terminais.

 

O referido edital propõe, ainda, que as empresas prestadoras do serviço não sejam mais remuneradas por quilômetro percorrido, e sim pelo resultado apresentado em indicadores de qualidade, tais como: eficiência, pontualidade, atendimento ao usuário, etc. O Poder Público Municipal, por sua vez, poderá intervir sempre que for necessário restabelecer a operação do sistema, em caso de obstrução.

 

Além disso, o manual de cálculo tarifário será totalmente remodelado, a fim de facilitar a compreensão do usuário, e estará disponível na Internet para consulta, com o intuito de garantir a sua ampla e irrestrita transparência.