Secretaria Municipal de Administração

15/10/2014 - Administração
Plano de Cargos beneficia quase 5 mil servidores
Sindicato lutava havia 26 anos por nova lei, aprovada nesta terça pela Câmara

foto/divulgação: FÁBIO BISPO/ JORNAL NOTÍCIAS DO DIA

Servidores acompanharam a votação do lado de fora da Câmara

Depois de 26 anos lutando para ter uma Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), os servidores públicos municipais de Florianópolis finalmente podem comemorar. A afirmação é do presidente do sindicato que representa todos os trabalhadores efetivos da Prefeitura, Alex Santos, em entrevista ao jornal Notícias do Dia.

A aprovação do PCCS pela Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (14), foi uma conquista que é resultado do trabalho em conjunto entre a Secretaria Municipal de Administração e o sindicato que representa a categoria.


“Passamos 26 anos na luta para ter um plano que valorize o servidor, tanto na formação quanto nos pisos. Acreditamos que esse plano dá conta dessa valorização e conserta distorções ao longo dos anos”, destacou o presidente do Sindicato.


“Um dos maiores objetivos da atual administração é valorizar e capacitar o servidor público, a aprovação do PCCS mostra o comprometimento da Prefeitura e também da Câmara com esse objetivo”, afirmou o secretário de Administração, Gustavo Miroski.


O PCCS beneficia diretamente 4.994 servidores, que terão seus cargos organizados em cinco classes, sendo elas identificadas pela natureza e pelo grau de escolaridade, habilitação e conhecimento exigível para o desempenho dos cargos: auxiliar, auxiliar de sala, técnico analista e arquiteto, engenheiro e modalidades.


Uma das mudanças que o projeto traz é o aumento dos pisos de vencimento das classes. Por exemplo, os profissionais de nível fundamental e médio, que hoje recebem R$ 854,25, passarão a ter o piso no valor de 1.244,05 e R$ 1.610,83, respectivamente.

Mais sobre o PCCS

Nova lei aprovada na Câmara

A nova lei que também foi debatida com os vereadores antes de entrar em tramitação prevê as seguintes diretrizes:

  • Profissionalização e valorização da administração pública e do servidor público na carreira
  • Desenvolvimento funcional com base na igualdade de oportunidades, no mérito profissional, no esforço pessoal e na contribuição para o alcance dos objetivos da instituição
  • Transparência das práticas de remuneração, buscando a valorização do servidor quando de seu desenvolvimento na estrutura da carreira, bem como adoção de remuneração compatível com a complexidade, responsabilidade e escolaridade do cargo e o desenvolvimento de suas respectivas funções
  • Aperfeiçoamento profissional do servidor com aplicabilidade no cotidiano das atividades inerentes ao cargo

 

Leia a matéria do jornal Notícias do Dia, NESTE LINK