Secretaria Municipal de Administração

04/04/2016 - Administração
Mercado terá brigada de incêndio voluntária
Comerciantes recebem instruções para agir em casos de emergência

foto/divulgação: Carolina Carvalho

Mercado Público contará com brigada de incêndio voluntária

O novo Mercado Público de Florianópolis passa a cumprir uma das exigências do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ao formar sua brigada de incêndio voluntária e garantir maior segurança do patrimônio, colaboradores e frequentadores.

 

A formação da brigada voluntária do Mercado ocorre em quatro etapas, com grupos de comerciantes distintos. Na manhã desta segunda-feira (4), o primeiro grupo participou do curso ministrado pelo sargento do Corpo de Bombeiros Jacymir Santos de Oliveira, que abordou temas como atendimento pré-hospitalar e prevenção ao combate de incêndio.

 

A inciativa faz parte do Plano de Implantação da Brigada de Incêndio do Mercado Público, planejada pela Secretaria Municipal de Administração, responsável por gerenciar o Mercado, e da Associação dos Comerciantes, visando a preparar os concessionários para atuarem diante de eventuais incidentes, como o incêndio ocorrido na Ala Norte em 2005. 

 

“Quando os órgãos e instituições nos procuram com a preocupação de se adequarem às exigências, a experiência torna-se ainda mais gratificante, pois observamos o interesse destes grupos em transformarem-se em peças essenciais no processo de segurança de um local”, ponderou o sargento Jacymir.

 

Entre algumas responsabilidades da brigada voluntária, estão atividades de combate a princípio de incêndio, primeiros socorros, inspeções dos sistemas preventivos contra incêndio e implementação do plano de emergência da edificação.

 

“O curso é muito informativo, os exemplos transmitidos com muita clareza, e isso faz com que a gente se sinta mais informado e seguro para atuar diante das eventualidades”, disse Tiago de Souza, do box de artesanato Casa dos Açores. Para Valdinei da Silva Both, colaborador do Box 32, as instruções repassadas pelos bombeiros “colaboram com a melhoria da qualidade da prestação dos nossos serviços, principalmente em ocasiões onde precisamos prestar os primeiros socorros aos clientes”.  

 

A segunda etapa do Plano de Implantação da Brigada de Incêndio do Mercado Público continua no próximo dia 7 de abril, com encontro entre o sargento e comerciantes na Sala de Atos do mercado, das 8 às 12 horas.

 

“Nosso objetivo é treinar e capacitar todos os colaboradores do Mercado Público e ofertar ainda mais segurança às pessoas que frequentam o espaço, que hoje tornou-se uma das áreas públicas mais organizadas e aconchegantes do centro da cidade”, disse Ivan Grave, secretário municipal de Administração.


galeria de imagens